Coronavírus: 25 mil pessoas se inscrevem em teste de segurança ‘all inclusive’ para turismo em ilha grega

ilha grega de Rodes

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Experimento na ilha grega de Rodes trouxe dúvidas sobre prudência da iniciativa, especialmente em um momento em que o índice de infecções e internações hospitalares está aumentando na Holanda

Os meses de verão estão se aproximando no hemisfério norte e governos de países europeus debatem o que fazer para que as pessoas possam viajar de férias e, ao mesmo tempo, evitar que as infecções por coronavírus aumentem e matem ainda mais gente.

Em busca de soluções, uma agência de turismo holandesa levará quase 200 pessoas em uma viagem de 8 dias à Grécia para entender se o turismo é viável durante a pandemia de covid-19.

Os escolhidos poderão usufruir de uma viagem “all inclusive” – com todas as despesas incluídas – na ilha de Rodes por US$ 472 (quase R$ 2.700) por pessoa.

Mas com algumas condições, como por exemplo não poder sair do resort. Os participantes também terão que se isolar por até 10 dias quando voltarem para casa.

Ao menos 25 mil pessoas se inscreveram para este experimento apoiado pelo governo holandês.

Segurança em teste

A recomendação geral do governo da Holanda é que todas as viagens internacionais, a menos que sejam essenciais, sejam evitadas pelo menos até meados de maio de 2021.

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Imagens de festas em Miami contrastam com precauções adotadas até agora para o verão europeu

Enquanto muitas pessoas gostariam de trocar suas vidas de longos confinamentos por uma semana de sol grego, há quem questione se tal iniciativa é responsável ou imprudente, especialmente em um momento em que o índice de infecções e internações hospitalares está aumentando na Holanda, conta a correspondente da BBC na Holanda, Anna Holligan.

O país de 17 milhões de habitantes registrou ao menos 16.536 mortes e quase 1,2 milhão de infecções, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Mas com a crescente pressão pública para permitir as férias de verão, experimentos como este podem ajudar a determinar se há métodos seguros para as pessoas fazerem uma pausa no exterior durante a pandemia.

Como funciona o experimento?

A agência de viagens Sunweb oferece 187 passagens para pessoas entre 18 e 70 anos, que serão concedidas de acordo com critérios estabelecidos pelo governo holandês.

Os vencedores serão escolhidos por faixa etária e pessoas com condições de saúde de risco serão excluídas, disse uma porta-voz da agência Sunweb à BBC.

Depois dos cortes iniciais, a seleção final dos participantes será determinada por ordem de inscrição.

Crédito, EPA

Legenda da foto,

Agência de viagens Sunweb não esperava que milhares de pessoas se interessassem pelo experimento

A viagem está marcada para meados de abril. Os viajantes farão um teste de coronavírus antes e depois .

Se alguém desenvolver covid-19 durante a viagem, terá que ser colocado em quarentena em um hotel na Grécia, mas os custos serão cobertos pela agência de viagens.

A Sunweb diz que elaborou diretrizes de segurança para toda a viagem, que foram aprovadas pela agência de saúde pública holandesa, a RIVM.

Os visitantes terão exclusividade no uso de um hotel em Rodes, onde conviverão apenas com os funcionários que ali trabalham.

Eles terão acesso às piscinas e restaurantes do hotel, mas não poderão ir à praia.

A holandesa Corina Gouderjaan, de 51 anos, explicou à rede RTL Nieuws por que se candidatou a uma vaga.

“Primeiro peguei covid-19 e fiquei muito doente. Depois perdi meu emprego. E agora? Estou ansiosa para não fazer absolutamente nada em um resort e me recuperar deste ano turbulento.”

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC