Domino Park: o ainda pouco conhecido parque de Nova York

Domino Park
Oh, happy day: o gramadão do Domino Park e a quadra de vôlei de praia ao fundo. Rogéria Vianna/Arquivo pessoal

A minha coluna é novidade por aqui mas, na minha estreia, venho apresentar uma atração não tão nova, mas um tanto subestimada em Nova York: o Domino Park, em Williamsburg. Essa região do Brooklyn mudou muito nos últimos anos e toda vez que alguém me fala que esteve lá, ou foi para conhecer a famosa feira gastronômica ou para visitar algum bar ou restaurante descolado. E sempre me pergunto por que ninguém pensa em dar uma esticadinha até esse parque. Será que não sabem que ele existe? Então, se era por falta de propaganda, aqui vai a minha.

O Domino Park foi inaugurado no verão de 2018 e reserva uma vista privilegiada do skyline de Manhattan. Seu nome é inspirado no açúcar Domino, pois fica no terreno onde costumava ser a Domino Sugar Refinery, um marco no bairro desde o século 19, mas que deixou de operar em 2004. O espaço permaneceu sem uso durante muitos anos, até que o terreno foi comprado em 2012 e muitas ideias de projetos para o local foram pensadas até finalmente ser decidida a construção do parque.

Domino Park
História resignificada: hoje o parque ocupa a área que pertenceu à antiga fábrica de açúcar Domino Sugar Refinery e muitos edifícios permanecem em pé. Rogéria Vianna/Arquivo pessoal

O Domino Park é uma área verde de cerca de 20 mil metros quadrados construído pela mesma empresa que criou o High Line Park, outro marco de Manhattan sobre o qual falarei em algum momento. Alguns elementos de seu passado industrial foram mantidos, especialmente ao longo da Artifact Walk, uma passarela elevada que se estende por cinco quarteirões e de onde se tem uma belíssima vista. Os guindastes, que já estavam ali, foram renovados com uma pintura em tom de turquesa; as colunas do prédio da fábrica e os tanques usados ​​durante o processo de refino também permanecem. Em diversos pontos é possível topar com maquinários que fizeram parte da planta industrial no passado que hoje fazem parte da decoração.

No centro do parque há um criativo playground que é uma refinaria de açúcar em miniatura, onde as crianças podem entrar nos silos ou na cabana, deslizar nos escorregadores ou brincar no túnel de escalada. E, por experiência própria, posso dizer que elas ficam absolutamente fascinadas. Foi uma verdadeira batalha convencer minha sobrinha Laura a sair dos brinquedos quando a levei para passear por lá.

Domino Park
A Laurinha que habita em você vai amar brincar nas fontes de água. Rogéria Vianna/Arquivo pessoal

Uma série inventiva de experiências mini-industriais conduz os pequenos visitantes pelas etapas do processo de refinação do açúcar, cada uma projetada para se assemelhar à fábrica real que uma vez funcionou ali e para exaltar a história do local. Outros materiais reaproveitados da antiga instalação também foram utilizados no playground, como a madeira das paredes originais da refinaria e rodas de válvulas de alumínio.

Caminhando pelo deck, os visitantes encontrarão uma arquibancada feita a partir da madeira recuperada da refinaria. Ela é o ponto de encontro e de observação perfeito para sentar e ver uma das principais atrações do Domino Park: a fonte com 88 jatos de água e luzes. No verão, as crianças fazem uma verdadeira farra, sem sequer imaginar a linda cena da qual estão fazendo parte. De novo, me lembro da Laurinha, já com a roupa toda ensopada, correndo pelos jatos d’água e com um sorriso enorme que poucos brinquedos eletrônicos conseguem proporcionar. Quando a fonte está desligada, o espaço se transforma em uma grande praça aberta que pode acomodar vários eventos públicos, como apresentações musicais ou exibições de filmes, tudo isso com o skyline de Manhattan de brinde.

Domino Park
Golden hour: as fontes coloridas, o Rio Hudson e a Williamsburg Bridge. Rogéria Vianna/Arquivo pessoal

E já que estamos falando de imagens cinematográficas, há também uma fog bridge, um recurso exclusivo do parque, que cria uma névoa ao redor de uma ponte, envolvendo os visitantes e criando um efeito dramático ao redor dos enormes tanques de xarope.

Mas se o objetivo não é impressionar e, sim, relaxar, ainda tem quadra de vôlei de praia, gramado artificial, quadra de bocha e cachorródromo. 

Continua após a publicidade

E se durante o passeio bater fome, uma ótima opção é o Tacocina, um restaurante comandado pelo grupo de Dany Meyer, o mesmo do Shake Shack, que é talvez a rede de hamburguerias mais famosa dos Estados Unidos (ah, e se alguém aí já gritou “eu prefiro o Five Guys”, calma que um dia prometo um post sobre essa “polêmica” e digo qual é o meu favorito). Voltando ao Tacocina, o lugar serve comida inspirada nos sabores mexicanos em um ambiente divertido e ao ar livre para degustar tacos, lanches, cerveja mexicana e coquetéis.

Tacocina, Domino Park
Tacocina é o break oportuno para provar delícias mexicanas em um ambiente divertido. Rogéria Vianna/Arquivo pessoal

O Domino Park trouxe uma nova vibe para essa área de Williamsburg, que por tanto tempo permaneceu abandonada. E que agora merece, e muito, não apenas a minha visita (e a da Laurinha), mas também a sua.

Como chegar:

Domino Park

15 River Street no East River – Williamsburg, Brooklyn.

(Entradas pela Kent Avenue com South 5th Street; South 3rd Street e Grand Street)

As estações mais próximas de metrô são a Marcy Ave (linhas J, M ou Z) e Bedford Ave (linha L).

Quer mais dicas? Me siga também no Instagram Vem pra NY!

Leia tudo sobre Nova York

Busque hospedagem em Nova York

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo