Influenciadores que incentivam imigração de brasileiros à Portugal são alvo de investigação

Os brasileiros que desejam migrar para Portugal, agora, estão enfrentando problemas cada vez maiores. Segundo os relatos coletados pelo pastor Fabrizio Santos, da igreja evangélica Adonai Church, muitos brasileiros que estão chegando no país foram enganados por publicações de influenciadores brasileiros, que falam sobre uma vida ilusiva e que, por isso, estão sendo investigados pelas autoridades portuguesas.

“São jovens que aparecem com roupas de marcas, carros, ostentando, como se tivessem ficado ricos em Portugal. Aí, brasileiros que veem isso, compram passagem e chegam ao país europeu com apenas 1 mil euros (equivalente a R$ 5.500) no bolso”, relatou o pastor. Nesse caso, ao chegarem lá a realidade é outra: há centenas de brasileiros passando fome e alguns, até mesmo, morando nas ruas por não conseguirem mais pagar os aluguéis das residências que, somente no ano passado, tiveram um aumento, em média, de 37%. As pessoas chegam em Portugal acreditando em outra vida.

“As pessoas que querem migrar para Portugal devem se preparar muito. Não se trata de aventura. Muitos acreditam que o fato de a língua ser a mesma facilita tudo. Mas a cultura portuguesa é muito diferente da brasileira. Não adianta querer mudar para Portugal acreditando que terá a mesma vida do Brasil”, destacou. O pastor ainda disse que, em sua perspectiva, muitas pessoas acabaram se mudando para Portugal acreditando que teriam facilidade para arrumar emprego e um bom lugar para morar, mas essa não é a realidade. O religioso ainda disse que os problemas psicológicos aumentaram com as dificuldades e o processo de migração.

“Agora, com os mesmo 100 euros, no máximo, saímos com três sacolinhas e dando glória a Deus por ter comprado algo”, disse, ao lembrar que, seis anos atrás, com 100 euros, o equivalente a R$ 500 atualmente, se enchia um carrinho de compras. Segundo o jornalista Vicente Nunes, do Estado de Minas, dados mais recentes apontam que, diariamente, 145 brasileiros solicitam ajuda para conseguirem voltar ao Brasil. Então, a única saída, é pedir auxílio as igrejas.

// DCM

Fonte: Brazilian Press