Novo grupo com mais de mil venezuelanos cruza a Guatemala rumo à fronteira EUA-México

Mais de mil imigrantes que cruzaram recentemente da Guatemala para o México formaram um grupo no sábado para irem juntos para o norte na esperança de chegar à fronteira com os Estados Unidos. O grupo, formado principalmente por migrantes venezuelanos , caminhou por uma rodovia no sul do México, liderado por uma bandeira da Venezuela com a frase “Paz, Liberdade. SOS.”

Os homens, mulheres, crianças e adolescentes foram seguidos por patrulhas da Guarda Nacional Mexicana. Os migrantes disseram que entraram no México ilegalmente através de um rio que divide os dois países. Disseram que decidiram organizar o grupo e partir porque muitos dormiam na rua e ficaram sem dinheiro para comprar comida .

“Só queremos seguir em frente, realizar nosso sonho americano e trabalhar, porque aqui somos todos trabalhadores”, disse a venezuelana Roseli Gloria durante um breve descanso na estrada. Ela carregava uma mochila e um pedaço de espuma enrolada para dormir. Ela disse que esteve no México por uma semana antes de se juntar ao grupo. Os participantes do grupo disseram que receberam pouca ajuda das autoridades mexicanas de imigração e que receberam instruções confusas sobre como seguir em frente ou pedir asilo nos EUA.

A formação do mais recente grupo de migrantes no sul do México ocorre em meio a um fluxo migratório recorde para os Estados Unidos de países da América Latina. Nos 12 meses até maio de 2023, as autoridades dos EUA relataram quase 2,5 milhões de encontros com migrantes em sua fronteira sul, um aumento em relação ao ano anterior. A jornada não é fácil, com migrantes frequentemente alvo de sequestros, extorsão e outras formas de violência de grupos armados na região. Como resultado, os migrantes geralmente viajam em grupos de centenas para se manterem seguros. Migrantes da Venezuela buscaram refúgio anteriormente em outras nações da América do Sul, como Colômbia e Peru, mas cada vez mais estão fazendo a perigosa jornada pelas selvas do Darien Gap entre a Colômbia e o Panamá, na tentativa de chegar aos EUA.

Fonte: Brazilian Press