O vírus que o governo australiano importou da América do Sul para matar coelhos

Direito de imagemWIKIMEDIA COMMONSImage caption Coelhos na Austrália em 1938: animais foram ‘importados’ para a caça esportiva, mas se proliferaram descontroladamente “Não exagero quando digo que o solo literalmente se movia. A quantidade de coelhos era tão grande que, se você caminhasse pelo campo, teria a sensação de que o pasto caminhava junto.”

É assim que o criador de animais Bill McDonald recorda a invasão de coelhos que devastou zonas rurais da Austrália por volta dos anos 1950.
O número de coelhos chegou aos bilhões, que destruíram pastos, raízes de plantas e colheitas e impactaram duramente a criação de gado e a agricultura – além de evidenciarem os perigosos efeitos da descontrolada ação humana sobre a natureza.

As autoridades australianas só conseguiram conter a crise com a ajuda de um vírus identificado no Uruguai e que acabou sendo empregado em uma guerra biológica contra os pequenos mamíferos.
Efeito catastrófico inesperado
Como se chegou a tal ponto? Foi por acaso.
Os coelhos haviam sido introduzidos na Austrália vindos da Europa, em meados do século 19.Cientistas criam curativo que pulsa para tratar sequelas de corações infartadosPoluição luminosa de grandes cidades faz estrelas ‘desaparecerem’ do céu e pesquisas minguaremForam transportados para ali para serem usados na caça esportiva, mas em pouco tempo os animais passaram de vítimas a algozes.

Fonte: BBC

Marcações: