Os dez arranha-céus mais fotografados do mundo

Quando os primeiros arranhacéus começaram a ser construídos em Chicago e Nova York no século XIX, ninguém poderia imaginar como essa nova tendência acabaria transformando para sempre o horizonte urbano de inúmeras cidades do planeta. A Musement, plataforma de reserva de ingressos para museus e outras atrações, criou um ranking com os arranha-céus mais “instagramados” do mundo. Para isso, foram considerados os cem prédios mais altos do planeta e analisados o número de menções a eles no Instagram. O resultado é o top 10 a seguir:

1. Burj Kalifa

O Burj Khalifa, em Dubai, ganhou o primeiro lugar com mais de seis milhões de menções. No edifício mais alto do mundo, com 828 metros, os visitantes podem conhecer os pormenores da sua construção através de uma apresentação multimídia e subir até os observadores “At the Top” e “At the Top Sky”, de onde se vê o deserto e o Golfo Pérsico. 

Burj Khalifa, Dubai, Emirados Árabes Unidos.
O Burj Khalifa é visível a 95 quilômetros de distância. smarko/Pixabay

2. Empire State Building

Um dos símbolos de Nova York, o Empire State Building, ficou em segundo lugar com mais de quatro milhões de menções. Construído em um tempo recorde de 410 dias, esse arranha-céu atrai mais de 4 milhões de visitantes por ano. Aberto aos visitantes 365 dias por ano, os dois observatórios nos andares 86 e 102 possuem uma vista de 360º da cidade. 

Empire State Building, Manhattan, Nova York, Estados Unidos.
Símbolo estadunidense, foi classificado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Olga_Fil/Pixabay

3. Taipei 101

O design do Taipei 101, na capital de Taiwan, lembra um grande caule de bambu de vidro azul-esverdeado, símbolo de força eterna na cultura oriental. Esse edifício, que foi marcado mais de 800 mil vezes na rede, também tem mirantes nos andares 88, 89 e 91, além de um restaurante no 86º andar.

Taipei 101, Taipei City, Taiwan.
O prédio conta com lojas, restaurantes e observatório. Walkerssk/Pixabay

4. One World Trade Center

Com mais de 700 mil menções, o One World Trade Center, em Nova York, levou o quarto lugar. Ele é o edifício mais alto do Hemisfério Ocidental e faz parte do World Trade Center, o novo complexo construído após os trágicos atentados de 11 de setembro de 2001. Há um deck de observação entre os andares 100 e 102, onde também é possível ver exposições interativas sobre a história do edifício. 

One World Trade Center, Nova York, Estados Unidos.
Com 541 metros, é o edifício mais alto de Nova York. michael_schueller/Pixabay

5. Willis Tower

Em Chicago, a Willis Tower manteve o título de edifício mais alto do mundo por 25 anos – e já foi mencionada mais de 500 mil vezes. Seu sucesso nas mídias sociais pode ser atribuído ao “Skydeck”, o mirante do 103º andar, que atrai mais de 1,7 milhões de visitantes por ano. Ali também fica o “The Ledge”, uma varanda envidraçada com mais de 400 metros de altura. Em um dia claro, é possível ver até quatro estados diferentes a partir dos mirantes. 

Willis Towers, Chicago, Estados Unidos.
O The Ledge é formado por “caixas” de vidro que avançam um metro da fachada do prédio. 12019/Pixabay

6. Torres Petronas

As Petronas Twin Towers, mencionadas mais de 200 mil vezes, são um dos símbolos mais conhecidos de Kuala Lumpur. As torres gêmeas são conectadas pela Skybridge, uma ponte de 58,4 metros de comprimento. Do mirante no 86º andar, é possível ver a cidade a 370 metros de altura e conhecer a história do edifício por meio de displays digitais.

Continua após a publicidade
Torres Petronas, Kuala Lumpur, Malásia.
São as maiores torres gêmeas do mundo. steve-douglas/Unsplash

7. Lotte World Tower

A Lotte World Tower, em Seul, recebeu mais de 100 mil menções. No seu interior há casas, hotéis, um aquário e várias outras instalações. Uma das atrações do local é o “Seoul Sky”, que é o deck de observação com piso de vidro mais alto do mundo, a 478 metros. 

Lotte World Tower, Seul, Coreia do Sul
Com 555 metros de altura, esse é o edifício mais alto da península coreana. cskkkk/Pixabay

8. Shanghai Tower

A fachada de vidro, que parece estar se retorcendo, fez com que a Shanghai Tower também fosse mencionada mais de 100 mil vezes nas redes. Do observatório “Top of Shanghai”, localizado no 118º andar, tem-se uma vista de 360° de Xangai

Shangai Tower, Xangai, China
O prédio tem o elevador mais rápido do mundo, atingindo a velocidade de 20,5 metros por segundo. yiran ding/Unsplash

9. 30 Hudson Yards

As mais de 74 mil menções do 30 Hudson Yards, em Nova York, devem-se em grande parte ao “Edge”. É o terraço ao ar livre mais alto do hemisfério ocidental, a 335 metros de altura. Os mais corajosos podem admirar a cidade caminhando na parte com fundo de vidro do deck de observação. 

30 Hudson Yards, Nova York, Estados Unidos.
O 30 Hudson Yards possui o maior observatório a céu-aberto do hemisfério ocidental. Fred Moon/Unsplash

10. One Vanderbilt

Embora tenha sido inaugurado há apenas 2 anos, o One Vanderbilt, em Nova York, já tem quase 60 mil menções. O Summit, observatório localizado entre os andares 91 e 93, tornou-se uma atração popular pois combina a vista com arte imersiva. Saiba mais sobre ele.

One Vanderbilt, Nova York, Estados Unidos
A construção faz parte do projeto de revitalização de Midtown East. Tobias Reich @electerious/Unsplash

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo