Presidente da Ucrânia classificou como ‘brilhante’ operação que simulou morte de jornalista russo

O jornalista russo Arkady Babchenko: morte forjada em Kiev Foto: VALENTYN OGIRENKO/ REUTERS”Brilhante”. Esse foi o termo utilizado pelo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, para descrever, nesta quinta-feira, a ação dos serviços secretos de seu país para simular o assassinato do jornalista russo Arkady Babchenko. A informação é da agência de notícias EFE. Após terem divulgado o assassinato do repórter, crítico ao presidente russo Vladimir Putin, as forças de segurança da Ucrânia anunciaram, em uma entrevista coletiva e com a presença de Babchenko, que haviam promovido uma encenação, supostamente destinada a capturar pessoas que conspiravam pela morte do jornalista.
— Pela televisão, vimos o resultado de uma brilhante operação executada por heróis do Serviço de Segurança da Ucrânia — disse Poroshenko em uma TV local. Ele tambem fez críticas à Rússia, que, segundo ele, deve “ser condenada”, informou a EFE.
A operação causou controvérsia internacional. A manobra de Babchenko foi criticada por organizações de defesa dos jornalistas, que criticaram a repercussão negativa na credibilidade dos profissionais.
Nesta quinta-feira, Babchenko disse que usou sangue de porco para a maquiagem, que contou com ajuda de um profissional para sujar a cena do suposto crime. Em entrevista a uma emissora de TV na Ucrânia, o jornalista relatou que foi levado de sua casa por uma ambulância contratada e, logo em seguida, trocou de roupas e começou a assistir ao noticiário local.

Fonte: Extra Online