Juiz condena política de Biden para conter pedido de asilo na fronteira dos EUA

O presidente Joe Biden recebe críticas com a política de imigração, que dificulta o pedido de asilo na fronteira

O juiz federal Jon Tigar, do “Tribunal Distrital do Norte da Califórnia”, suspendeu, na terça-feira (25), a política de asilo para imigrantes do presidente Joe Biden por 14 dias. Alega que a regra de Biden, “é arbitrária e caprichosa”  

Da Redação – Discordando da política de asilo para imigrantes do presidente Joe Biden – que dificulta a entrada no país –, o juiz federal Jon Tigar, do “Tribunal Distrital do Norte da Califórnia”, suspendeu, na terça-feira (25), a decisão por 14 dias para um possível recurso. A medida contra o governo Biden pode ter grandes implicações na fronteira EUA-México, onde as entradas ficaram tumultuadas desde o lançamento da política de asilo. O magistrado alega que a regra de Biden, “é arbitrária e caprichosa”.  

O governo Biden lançou uma série de alternativas para tentar conter o fluxo de imigração e administrar a situação ao longo da fronteira, mas enfrenta vários processos de estados republicanos e de advogados. Isso representa um risco para os planos do presidente em encontrar alternativas para indocumentados na fronteira, diante de um cenário preocupante.  

A decisão de Tigar decorre de uma ação movida pela “União Americana pelas Liberdades Civis”, entre outros grupos de direitos dos imigrantes sobre uma nova regra de asilo que impede em grande parte as pessoas de buscar asilo nos EUA, marcando uma ruptura com o protocolo de décadas.

A política de Biden recebeu ampla condenação de aliados democratas, incluindo legisladores e defensores dos imigrantes quando foi lançada, com alegações de que dificulta acesso ao pedido de asilo político no país. A “União Americana pelas Liberdades Civis” aplaudiu a decisão em um comunicado.

Segundo Katrina Eiland, vice-diretora do Projeto de “Direitos dos Imigrantes da ACLU”, que defende o caso, “a promessa da América é servir como um farol de liberdade e esperança, e o governo pode e deve fazer melhor para cumprir essa promessa, em vez de perpetuar políticas cruéis e ineficazes que a traem”, enfatizou.

Durante a audiência na semana passada, o advogado do “Departamento de Justiça”, Erez Reuveni, argumentou que a regra tem isenções e que existem outros caminhos legais que foram disponibilizados aos imigrantes que procuram vir para os EUA.

Em junho, a Patrulha de Fronteira dos EUA prendeu quase 100 mil imigrantes ao longo da fronteira sul, marcando uma queda em relação a maio e marcando os menores números na fronteira desde fevereiro de 2021, de acordo com dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.

Fonte: Nossa Gente