Miami-Dade cria projeto de lei para proteger pessoas que trabalham ao ar livre sob calor extremo

Com um calor recorde no sul da Flórida, o condado de Miami-Dade acaba de dar um passo histórico para proteger pessoas que trabalham ao ar livre sob sol escaldante. A Comissão do Condado de Miami-Dade apresentou, na terça-feira (18), um projeto de lei que cria proteções no local de trabalho para cerca de 80 mil pessoas em companhias de construção e agricultura no condado. Entre as medidas está a exigência que as empresas dêem água aos trabalhadores e uma pausa de 10 minutos na sombra a cada duas horas nos dias em que o índice de calor chegue a 90ºF. As empresas também seriam obrigadas a treinar trabalhadores e supervisores sobre segurança térmica. As empresas que repetidamente não o fizerem podem enfrentar multas de até $3 mil por violação por dia.

Pelo menos dois trabalhadores agrícolas morreram este ano devido a problemas relacionados ao calor no sul da Flórida, muito antes da mais recente onda de calor extremo que ainda assola o estado. “Uma única morte sob o sol quente já é demais”, disse Kionne McGhee, um dos proponentes do projeto. Em entrevista coletiva, McGhee contou sua experiência de crescer em Homestead trabalhando como catador de feijão ao lado de sua mãe. “Dê a essas pessoas o que elas precisam, algo que eu não tive enquanto crescia, e isso é simplesmente água, proteção solar, sombra”, completou.

Existem mais de 300 mil trabalhadores ao ar livre no Condado de Miami-Dade, embora este projeto de lei cubra apenas os cerca de 80 mil que trabalham na construção e na agricultura. Trabalhadores ao ar livre têm 35 vezes mais chances de morrer de doenças relacionadas ao calor do que a população em geral. Em Miami-Dade, o calor mata 34 pessoas por ano, em média, e hospitaliza outras centenas.

O projeto foi aprovado na primeira votação por 11 a 0, depois que uma dúzia de trabalhadores, médicos e ativistas se manifestaram a favor durante o período de comentários públicos. Ele ainda precisa passar por uma votação do comitê e uma votação final na frente de toda a comissão para se tornar lei.

WeCount!, um grupo de defesa que representa os trabalhadores ao ar livre no sul da Flórida, vem pressionando por um padrão de aquecimento no local de trabalho desde 2021 como parte de sua campanha “Que Calor”. Projetos de lei semelhantes que buscam padrões estaduais também não conseguiram avançar no Legislativo da Flórida.

*com informações do Miami Herald

The post Miami-Dade cria projeto de lei para proteger pessoas que trabalham ao ar livre sob calor extremo appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA