Morte de filho de capitão dos bombeiros reacende debate migratório

franco e pierce Morte de filho de capitão dos bombeiros reacende debate migratórioO carro de Franco Cambrany Francisco Eduardo (esq.) ziguezagueou na estrada e atingiu o veículo de Pierce Corcoran (dir.)

Franco Cambrany Francisco Eduardo é acusado de homicídio criminoso por negligência e dirigir sem carteira de motorista ou seguro

O falecimento de Pierce Corcoran, de 22 anos, levou à cidade de Knoxville (TN) o debate acirrado sobre a imigração clandestina e a necessidade da construção de um muro na fronteira. O jovem é filho do capitão do Corpo de Bombeiro de Knoxville, D.J. Corcoran, que também atua como porta-voz do órgão.

O imigrante Franco Cambrany Francisco Eduardo, de 44 anos, morador em Oak Ridge, foi preso pelo envolvimento no acidente automobilístico que matou o jovem, graduado pela Grace Christian Academy no início dessa semana. A polícia detalhou que Franco ziguezagueou em direção ao tráfego oposto na Chapman Highway, matando Corcoran no sábado (29). Ele foi acusado de homicídio criminoso por negligência e dirigir sem carteira de motorista ou seguro.

Eduardo foi liberado da Penitenciária do Condado de Knox e entregue ao Departamento de Imigração (ICE), na manhã de sexta-feira (4). Devido à paralização orçamental do governo, os representantes do ICE não retornaram às ligações telefônicas que questionaram o status migratório do detento nos EUA. A porta-voz do escritório do xerife do Condado de Knox, Kimberly Glenn, não comentou o caso, na quinta-feira (3).

O réu participou de uma audiência através de teleconferência, gravada na Penitenciária do Condado de Knox. A audiência preliminar está agendada para a quinta-feira (10), mas poderá ser alterada depois da transferência dele para a custódia federal. Ele não possui antecedentes criminais conforme os arquivos nos condados de Knox e Anderson.

O chefe do Corpo de Bombeiros, Mark Wilbanks, informou que D.J. Corcoran continua afastado do trabalho por tempo indefinido. “Ele quer que as pessoas saibam que a Chapman Highway é uma rodovia perigosa”, disse Wilbanks. “As pessoas devem diminuir a velocidade, não enviem mensagens de texto enquanto dirigem e executem técnicas de segurança na Chapman Highway”.

Bridget Johnson, secretária do Corpo de Bombeiros de Knoxville, postou no Facebook em resposta ao artigo publicado no jornal News Sentinel sobre a prisão de Eduardo: “Eles nunca morrem, somente matam os outros. Ele (a vítima) ainda estaria conosco se o ilegal estivesse no país dele. Esse muro já passou da hora de ser construído”.

Nem todas as mensagens postadas nas redes sociais tiveram cunho político. Muitos comentários pediram orações para a família Corcoran.

“Acidentes acontecem, por qualquer um a qualquer um”, postou Alexander De La Espriella no Facebook.

“O Pierce não gostaria que isso se transformasse em debate político. Eu gostaria que isso parasse”, postou Matt Huckaba no Twitter.

Fonte: Brazilian Voice