New Jersey e New York preocupados pela queda acentuada nas taxas de vacinação

Autoridades de New Jersey estão tratando de outro problema pediátrico que surgiu devido à pandemia de coronavírus: uma diminuição no número de crianças vacinadas.

“Embora a permanência em casa tenha retardado a propagação do vírus, também causou atrasos e uma diminuição no número de crianças que receberam as vacinas recomendadas”, disse Judy Persichilli, comissária do Departamento de Saúde do estado, durante o briefing diário sobre o coronavírus do governador Phil Murphy na terça-feira. “New Jersey viu uma queda drástica nas doses de vacina encomendadas e administradas entre março e 20 de abril deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado”.

De acordo com o Sistema de Informações de Imunização de New Jersey, houve uma redução de 40% nas vacinas pediátricas para crianças com 2 anos de idade ou menos e uma redução de 60% para crianças com mais de 2 anos. O Departamento de Saúde da cidade analisou a taxa de vacinação e comparou o período de 23 de março a 9 de maio, disse Blasio. O departamento então comparou o período de seis semanas deste ano com o mesmo período do ano passado. O que a cidade descobriu foi que as doses da vacina caíram 63%. As doses de vacina em crianças com 2 anos ou menos diminuíram 42%, enquanto as vacinas em crianças com mais de 2 anos diminuíram 91%.

A agência informou que a condição inflamatória que afeta mais de cem crianças em New York está associada ao COVID-19. “Uma criança não vacinada tem uma maior probabilidade de contrair uma doença que poderia contrair Covid”, continuou ele. “Essa combinação é perigosa em si mesma, mas também traz o elo entre Covid e MIS-C”.

Ao contrário do COVID-19, uma doença respiratória, o MIS-C afeta vasos sanguíneos e órgãos e apresenta sintomas semelhantes à doença de Kawasaki e choque tóxico. Envolve uma “hiper resposta” do sistema imunológico da criança ao vírus, que pode causar inflamação dos vasos sanguíneos e afetar as artérias do coração, levando a um aneurisma coronário. Provavelmente, levou algum tempo para identificar a aparente conexão com o vírus, pois ele tem como alvo sistemas diferentes e se manifesta em sintomas diferentes.

“Não queremos que isso aconteça com nenhuma criança”, disse de Blasio. Possíveis fechamentos de consultórios médicos, famílias que ficaram em casa e até temeram entrar em contato com outras pessoas podem ter sido algumas das razões pelas quais houve uma diminuição na taxa de vacinação. Pais e responsáveis preocupados em levar seus filhos a um hospital para serem vacinados em meio a uma pandemia têm outras alternativas. As vacinas são oferecidas gratuitamente em mais de 1.000 instalações na cidade que fazem parte do programa de imunização infantil, bem como em todas as clínicas Health + Hospitals. Os pais também podem ligar para o médico do seu filho para marcar uma consulta ou ligar para 844-NYC-4NYC.

Fonte: Brazilian Press