New Jersey passa a permitir em lei o suicídio assistido

Os doentes terminais em Nova Jersey agora poderão pedir ajuda médica para acabar com suas vidas. Uma lei assinada pelo governador Phil Murphy em abril, entrou em vigor na quinta-feira, 1° de agosto, permitindo o suicídio assistido.

Pela Medical Aid in Dying (Auxílio Médico ao Morrer) para o Terminally Ill Act, adultos com um prognóstico de seis meses ou menos poderão obter uma receita para medicação que dê fim à vida.

Mas a lei não vale para qualquer pessoa e tem suas regras.

Como funciona

A lei exige que dois médicos assinem o requerimento e que o paciente em estado terminal seja considerado um residente adulto de New Jersey que possa tomar tal decisão e que expresse voluntariamente o desejo de morrer.

Ele exige que os pacientes solicitem a medicação duas vezes e dizem que devem ter a chance de rescindir a decisão. Pelo menos uma das solicitações deve ser feita por escrito e assinada por duas testemunhas.

Pelo menos uma testemunha não pode ser parente, ter direito a qualquer porção do patrimônio da pessoa, ao proprietário da unidade de saúde onde o paciente está recebendo tratamento ou a um trabalhador, ou ser o médico do paciente.

De acordo com a lei, os pacientes devem administrar o medicamento a si mesmos, e seu médico assistente deve ser obrigado a oferecer outras opções de tratamento, incluindo cuidados paliativos.

Estados que possuem lei a respeito

Com isso, New Jersey se torna o sétimo estado com tal medida. Maine promulgou uma lei semelhante em junho, tornando-se o oitavo.
Outras jurisdições que permitem o suicídio assistido por médico são: Califórnia, Colorado, Oregon, Vermont, Washington, Havaí, Montana e o Distrito de Columbia.

Legisladores de Nova Jersey tentaram aprovar versões deste projeto desde 2014, mas esta foi a primeira vez que o projeto foi votado no Senado. No entanto, alguns senadores que votaram contra o projeto de lei estão apreensivos sobre seus efeitos.

“O projeto tem muitas brechas”, disse o senador republicano Robert Singer. “Estamos tão preocupados com os opiáceos, e não confiando nos médicos com opioides. Mas agora estamos dispostos a confiar neles para isso.”

Pelo menos 19 outros estados estão considerando leis sobre suicídio assistido por médico. Com informações da CNN.

O post New Jersey passa a permitir em lei o suicídio assistido apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News