Novidades: Reintroduzido projeto de lei que protege os “dreamers” da deportação

Alex Padilla, um senador da Califórnia, reintroduziu na quarta-feira um projeto de lei que, se aprovado, protegeria mais de 250.000 sonhadores que vivem no país. Esses sonhadores podem ser deportados quando completarem 21 anos, apesar de terem vindo para os Estados Unidos legalmente quando crianças.

O America’s Children Act visa proteger esses jovens que, embora tenham estatuto legal devido aos vistos dos seus pais, não têm cidadania ou residência. “Seriam novas proteções basicamente para crianças que vieram com seus pais, entraram nos Estados Unidos com base em vistos de trabalho”, explicou César Bautista, um advogado de imigração.  O projeto de lei também promete criar oportunidades adicionais de cidadania.

“Esses sonhadores documentados são americanos em todos os sentidos, exceto um: a residência permanente de seus pais está presa na burocracia do país. Esta legislação é muito mais do que apenas uma reforma da imigração, trata-se de corrigir um erro moral que é um produto do nosso sistema de imigração ultrapassado”, disse Padilla.

Andrea Solis é uma sonhadora que diz que, apesar de ter crescido nos EUA, sente que o seu futuro é incerto. “Sinto que não tenho um futuro seguro neste país, apesar de ter crescido aqui, de ter terminado o ensino aqui”, disse Andrea. A jovem só espera que o Congresso dê luz verde a este projeto de lei para que ela e a sua família possam viver em paz. “Espero que o Congresso e o Senado possam aprovar esta legislação, que é extremamente importante para mim e para a minha família. A minha irmã terá que se auto deportar dentro de dois meses, quando fizer 21 anos”, afirmou Andrea.  Os legisladores estão apresentando esta legislação bipartidária no meio de apelos crescentes para que o Congresso promova reformas de senso comum em matéria de imigração.

Fonte: Brazilian Press