Novo projeto de lei pode proteger imigrantes da Califórnia da deportação

A Califórnia tem a chance de impedir a deportação injusta de pessoas com laços profundos com os Estados Unidos. O VISION Act , atualmente em tramitação no senado estadual, copatrocinado pela Human Rights Watch, proibiria a Califórnia de transferir pessoas elegíveis para libertação das cadeias e prisões do estado para a detenção de imigrantes.

Na prática, a lei proporcionará aos imigrantes sujeitos a deportação uma melhor oportunidade de obter representação legal, ter melhor acesso ao apoio da comunidade e obter testemunhas e provas – tudo o que pode ajudar na sua defesa legal contra a deportação.

Se o VISION Act se tornar lei, os imigrantes libertados da detenção terão uma chance melhor de explicar seus muitos laços profundos com os EUA. Eles poderiam descrever como a deportação cortaria seus relacionamentos com suas famílias ou como eles construíram conexões com sua comunidade desde que chegaram aos EUA. Outros poderiam explicar como seu serviço nas forças armadas dos EUA aprofundou seu relacionamento com o país. Todos esses são argumentos de direitos humanos contra a deportação obrigatória .

Este mês, os defensores do ato VISION estão levantando as muitas vozes de veteranos deportados , que, se a Califórnia aprovar a legislação, não teriam sido presos em detenção e teriam uma chance melhor de lutar para permanecer no país em que serviram. e ligue para casa.

Em 2006 , entrevistei o imigrante Joe Desiré, originário do Haiti, que viveu nos Estados Unidos como residente permanente legal por 40 anos. Desiré casou-se em 1971 e tem quatro filhos cidadãos norte-americanos, dois dos quais serviram nas forças armadas. O próprio Desiré era um veterano depois de servir de 1970 a 1974. Depois de se tornar um usuário de drogas durante o serviço militar, ele foi condenado por três crimes e foi deportado. “Eu morei aqui a maior parte da minha vida…. O que eu sei do Haiti, eu li”, ele me disse. Mas ele teve poucas chances de obter o apoio legal e comunitário necessário para lutar contra sua deportação. Quando falei com ele, ele estava trancado em um remoto centro federal de detenção de imigração no Arizona, onde sua capacidade de montar uma defesa legal foi bastante prejudicada.

O ato VISION ajudaria veteranos como Desiré a evitar serem presos longe de qualquer pessoa que pudesse ajudá-los. Os legisladores da Califórnia, incluindo os senadores Tom Umberg, Richard Roth e Susan Eggman, todos veteranos militares, devem apoiar a Lei e colocar a Califórnia firmemente ao lado de todos os imigrantes que têm fortes laços com suas comunidades, incluindo veteranos imigrantes.

Fonte: Brazilian Press