Número de indocumentados presos na fronteira é o maior em 10 anos

Mais de 76 mil pessoas foram detidas na fronteira em fevereiro deste ano, de acordo com o CBP. O número de imigrantes indocumentados detidos na fronteira dos Estados Unidos com o México subiu para o maior índice mensal em 10 anos.

De acordo com um relatório do US Customs and Border Protection (CBP), mais de 76 mil pessoas foram detidas na fronteira em fevereiro deste ano.

O número de famílias e de crianças desacompanhadas também subiu para quase dois terços do total, muitas vezes cruzando em grandes grupos e entregando-se às autoridades para pedir asilo. Isso enfraquece as táticas do governo Trump, que tem como objetivo conter o fluxo de imigração ilegal.

Com 76.103, o número de pessoas paradas na fronteira ou detidas após a travessia subiu acentuadamente em relação aos cerca de 61 mil médios dos três meses anteriores, um surto surpreendente para o que normalmente é uma recessão no mês mais frio do ano.

De outubro até a última semana (desde o início do ano fiscal), o CBP apreendeu mais de 260 mil pessoas – um aumento de 90% em relação ao mesmo período um ano atrás.

Também foi mais do que o dobro do número de fevereiro de 2018 e 3,2 vezes o número de fevereiro de 2017, o primeiro mês completo após a posse do presidente Donald Trump, que prometeu focar na imigração ilegal.

Câmara da Flórida aprova dura lei contra indocumentados

“Estamos atualmente enfrentando uma crise de segurança humanitária e nacional ao longo de nossa fronteira sudoeste”;, disse o comissáriodo CBP, Kevin McAleenan. “Os vastos aumentos de famílias e crianças que cruzam nossas fronteiras, em grupos maiores e em áreas mais remotas, representam um desafio único para nossas operações e instalações, e as dos nossos parceiros”.

No final de janeiro, o governo lançou uma nova política para enviar os solicitantes de refúgio – quase todos da Guatemala, Nicarágua e El Salvador, países marcados pela pobreza e criminalidade – de volta à fronteira com o México, para esperar que suas solicitações sejam revisadas, o que pode levar até dois anos.

Mas a implementação desse programa só começou em uma área da fronteira, em Tijuana, no México, e ainda não foi implementada em outras áreas. Enquanto isso, mais de 70 grupos de mais de 100 migrantes cada atravessaram a fronteira no mês passado, entregando-se às autoridades imediatamente.

O surto de fevereiro provavelmente incluiu muitos daqueles que se juntaram a caravanas da América Central, pessoas que Trump citou para justificar o fechamento do governo por seis semanas em dezembro e janeiro, em uma tentativa de obter dinheiro do Congresso para construir mais seções de muro ao longo do fronteira entre EUA e México.

Quando o Congresso ainda se recusou a aprovar a proposta, Trump declarou uma emergência nacional no mês passado. Com isso, o presidente desviaria fundos dos militares e outros departamentos para a construção do muro. O caso ainda se encontra em litígio.

Mais imigrantes

Grupos humanitários e autoridades de imigração estão esperando ainda mais imigrantes nos próximos meses. O número de pessoas atravessando a fronteira ilegalmente tipicamente aumenta na primavera, quando a temperatura aumenta. Com informações da AFP e NPR.

Leia matérias relacionadas

Permanência após o prazo nos EUA ultrapassa entrada ilegal pela fronteira

Prisão e deportação de indocumentados quase dobra na Flórida

O post Número de indocumentados presos na fronteira é o maior em 10 anos apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News