O que são e para que servem aquelas coisas que ficam embaixo da asa do avião?

Ao viajar, você já deve ter reparado na asa do avião e, se você realmente prestou atenção, deve ter se perguntado o que são aquelas estruturas que parecem tanques de combustível, embaixo da asa.

Quem se senta nos assentos próximos às asas consegue perceber melhor: nos pousos e decolagens, alguns dispositivos são acionados e se movem para trás e para baixo – e embaixo das asas tem uns objetos grandes normalmente em formato pontiagudo que lembra uma cápsula. Estamos falando dos flaps e da carenagem do flap.

O que é o flap do avião?

Os flaps são dispositivos que estão embutidos na asa do avião que, quando estendidos, têm o objetivo de fazer a área e a curvatura da asa aumentar, além de ampliar o arrasto aerodinâmico.

Durante as operações de decolagem e pouso, o flap é acionado para aumentar a sustentação da aeronave em velocidade menor. Ao ser estendido durante um pouso, por exemplo, o flap também ajuda a aeronave a desacelerar.

Já em velocidade de cruzeiro, durante o voo, os flaps são recolhidos – deixando a asa ‘limpa’ para que não tenha tanto arrasto e o avião ganhe velocidade.

Praticamente toda a aeronave conta com esse sistema, desde o pequeno Cessna Grand Caravan de 9 lugares até o gigantesco Airbus A350.

No Cessna Grand Caravan, o flap é menor

Nas cabines dos aviões, há uma alavanca específica que vai fazer o flap descer ou ser recolhido. E há diferentes posições do flap.

Em pistas mais curtas, como no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o flap costuma ser acionado em sua totalidade – já em pistas maiores, como é o caso do Aeroporto de Guarulhos, pode acontecer de não precisar acionar 100% – mas tudo depende também da aeronave, seu peso, da operação e das condições de pouso e decolagem.

Nas decolagens, normalmente o check-list recomenda menos graus do flap – afinal, deve-se evitar o arrasto para que aeronave possa atingir a velocidade necessária para levantar voo. Mas, novamente, tudo depende das condições que acabamos de apontar. E o flap não pode ser abaixado a qualquer momento ou em qualquer velocidade: é preciso seguir o manual do avião.

Imagem da cabine do A350 da Azul mostra onde fica a alavanca do flap

O que é a carenagem do flap

Nos aviões menores quase não dá para perceber, mas nas aeronaves grandes é nítido os objetos em formato de gota d’água ou barbatana que estão embaixo da asa. São as canoas de flap – também chamadas de carenagem do flap (oficialmente conhecida como ‘Flap Support Fairing’ em inglês).

Podemos dizer que a canoa do flap tem duas funções principais. Uma delas é a aerodinâmica, cujo formato ajuda a diminuir a resistência do ar e, com menos arrasto, menos combustível a aeronave vai gastar durante os voos.

A outra função é proteger todo o sistema hidráulico e mecânico do flap. As canoas precisam ser fortes e resistentes pra manter o flap sempre na mesma posição – e o flap de um lado precisa estar igualmente alinhado com o flap do lado oposto do avião, por isso a carenagem precisa segurar bem toda a estrutura.

O formato e tamanho da carenagem do flap dependem muito da aeronave. Nos grandes aviões, a estrutura é maior (no formato de uma gota ou um cilindro) e ela avança para fora da asa, na parte de trás. Já nas aeronaves menores, a canoa pode ter até um formato triangular e normalmente fica inteira embaixo da asa.

É possível voar sem a carenagem do flap?

Não é comum, mas é possível que um avião voe sem a carenagem do flap. No entanto, isso só acontece em situações extremas e restringindo a quantidade de peso – tudo isso está especificado pelo fabricante da aeronave.


Você já sabia o que era o flap e a canoa do flap? E quando viaja, você gosta de ficar prestando atenção nesses detalhes do avião? Participe dos comentários!

Fonte: Melhores Destinos

Marcações: