Policial de Miami-Dade é baleado na cabeça após perseguição de carro em Liberty City

Um detetive da polícia de Miami-Dade foi baleado na cabeça após uma perseguição de carro em Liberty City na noite de segunda-feira (15), enquanto o suposto atirador foi morto no confronto com os policiais, disseram as autoridades.

O detetive pertencia ao Departamento de Intervenção de Roubo (RID) e foi levado às pressas para o Ryder Trauma Center no Jackson Memorial Hospital. Várias fontes policiais disseram ao jornal Miami Herald que o policial não sobreviveu aos ferimentos, mas um oficial de informações públicas da polícia de Miami-Dade disse na noite de segunda-feira que ele ainda estava em estado crítico.

O diretor de polícia de Miami-Dade, Alfredo Ramirez, ladeado pela prefeita Daniella Levine Cava, parecia visivelmente abalado ao se dirigir a repórteres logo após a meia-noite de terça-feira (16).

“Ele foi baleado severamente por um sujeito armado enquanto protegia sua comunidade”, disse Ramirez. “Precisamos que a comunidade, por favor, se una e ore.”

Poucas horas após o incidente, dezenas de policiais de departamentos do sul da Flórida se reuniram do lado de fora do Jackson, alguns visivelmente emocionados. O presidente do sindicato da polícia de Miami-Dade, Steadman Stahl, reconheceu: “Não parece bom”.

O detetive, que o departamento não havia identificado publicamente no início da manhã de terça-feira, tem quase 20 anos. O suspeito – também não identificado – foi morto a tiros e seu corpo permaneceu no local em Liberty City.

A unidade RID do Departamento de Polícia de Miami-Dade atua na linha de frente da aplicação da lei, com detetives em carros de polícia não identificados que trabalham em bairros de alta criminalidade, muitas vezes prendendo fugitivos ou pessoas suspeitas de crimes violentos.

Segundo fontes, o carro branco do suspeito havia sido identificado como envolvido em um assalto à mão armada a uma loja de conveniência em Dania Beach na noite anterior. Mais tarde, os investigadores rastrearam o sedã branco até um motel em Miami Springs.

Na noite de segunda-feira, o RID parou o carro na Northwest 62nd Street e 17th Avenue, mas o homem dentro do carro se recusou a sair.

Então, de acordo com um comunicado de imprensa da polícia de Miami-Dade, o carro “começou a atingir veículos de detetives na tentativa de fugir”. A perseguição terminou quando o carro branco colidiu com um veículo que passava e um poste em torno da Northwest 62nd Street e Seventh Avenue.

O suspeito desceu do carro e saiu correndo. O detetive do RID, cujo SUV parou a centímetros do carro branco, saiu de seu carro e foi baleado, disseram fontes. O suspeito foi atingido nas proximidades. Não ficou claro quantos policiais estavam envolvidos ou quantos tiros foram disparados na troca.

Em comunicado à imprensa, a polícia de Miami-Dade disse que “uma briga se seguiu e tiros foram disparados, resultando no policial e no alvo”.

O confronto atraiu uma resposta efetiva da polícia a Liberty City na noite de segunda-feira. Isso incluiu o Departamento de Polícia da Flórida, que investiga tiroteios envolvendo policiais do condado e liderará a investigação.

O tiro que atingiu o detetive surpreendeu o departamento. Quando os investigadores correram para o local para entender o que aconteceu, dezenas de policiais foram ao Jackson Memorial Hospital. Alguns oraram juntos do lado de fora do centro de trauma do hospital.

O último assassinato de um policial em Miami-Dade aconteceu em 2011, quando um fugitivo procurado por assassinato matou a tiros os detetives de Miami-Dade Amanda Haworth e Roger Castillo. O atirador foi baleado e morto pela polícia.

No ano passado, os agentes do FBI Daniel Alfin e Laura Schwartzenberger foram mortos a tiros em Sunrise por um homem suspeito de possuir pornografia infantil. Meses depois, o policial de Hollywood Yandy Chirino foi morto a tiros, segundo a polícia, por um ladrão de 18 anos.

Fonte: AcheiUSA