Prefeito de Miami (FL) quer suspender voos do Brasil por risco de coronavírus

Francis Suarez e Jair Bolsonaro Prefeito de Miami (FL) quer suspender voos do Brasil por risco de coronavírus
O Presidente Jair Bolsonaro foi recepcionado pelo prefeito de Miami, Francis Suarez, durante visita à Flórida

Francis Suarez foi um dos que testou positivo para covid-19 após se encontrar com a comitiva de Bolsonaro em visita à Flórida

Os comentários recentes do Presidente Trump de que o Brasil tem alto número de mortes por coronavírus, indicaram que o avanço da pandemia no Brasil preocupa as autoridades nos EUA. Recentemente, ao receber na Casa Branca o governador da Flórida, Ron De Santis, Trump perguntou-lhe se seria necessário suspender os voos do Brasil. A possibilidade já havia sido citada pelo prefeito de Miami (FL), Francis Suarez. As informações são dos jornais O Estado de S. Paulo e O Dia.

“O Brasil é obviamente um dos locais com grande número de infectados”, disse Suarez, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

“Eu disse há um tempo que deveríamos suspender os voos de todos os lugares que têm alta concentração de infectados, e isso inclui os voos que saem de Miami também. Se restringirmos os voos dos lugares com muitos casos de covid-19, diminuímos as chances de trazer o problema de fora”, acrescentou.

O Brasil diz que há poucos passageiros que saem do país rumo aos EUA e que os voos servem, em sua maioria, para repatriar brasileiros que estão no exterior. Atualmente, existem 13 voos, segundo a embaixada dos EUA no Brasil, que operam em 4 rotas entre os 2 países.
O único voo com viagens diárias vai para Houston (TX). As outras rotas são para Miami, Orlando e Fort Lauderdale (FL). A Casa Branca e Santis evitam criticar a estratégia adotada pelo Brasil no combate à pandemia. Entretanto, há diplomatas brasileiros que admitem, nos bastidores, que a restrição de voos será adotada se o número de casos no Brasil continuar a aumentar.

Trump citou o Brasil em outras três ocasiões recentes. durante todas elas, frisou o número “muito alto” de mortes pelo vírus. Além disso, nas últimas semanas, exportadores brasileiros receberam contatos de importadores que desejavam saber se a produção seria mantida em meio à piora da pandemia; as perguntas vieram também de empresas nos EUA.
“Nosso presidente é próximo ao presidente do Brasil e ao governador De Santis. Não acho que essas sejam discussões ofensivas, mas sim para proteção da saúde”, disse Suarez.

Fonte: Brazilian Voice