Projeto de lei que permitiria porte de arma sem permissão avança em Tallahassee (FL)

A Flórida pode se tornar o 26º estado americano a permitir que pessoas portem armas carregadas e escondidas, sem permissão ou treinamento, conforme legislação pronta para ser aprovada pelo plenário da Câmara e do Senado. O projeto de lei não permitiria que as pessoas portassem armas abertamente em público, embora o governador Ron DeSantis tenha dito, durante evento de um grupo pró-armas na semana passada, que apoia o porte aberto sem permissão. O republicano afirmou que não pretende vetar o projeto apenas porque não inclui “tudo que eu quero”.

Enquanto o projeto de lei passava na quinta-feira (9) por seu comitê final no Senado da Flórida, membros do grupo de segurança de armas Moms Demand Action lotaram uma igreja de Tallahassee em protesto. Ativistas também colocaram um campo de rosas brancas em frente ao antigo prédio do Capitólio da Flórida, representando os floridianos que morreram por armas de fogo no ano anterior. A legislação sobre armas passou pela Câmara e pelo Senado, concluindo a maior parte de suas paradas antes mesmo do início oficial da sessão legislativa nesta semana. Mas tanto os direitos de armas quanto os grupos de segurança de armas expressaram preocupação com o projeto de lei.

Os defensores da segurança de armas temem que isso torne a comunidade menos segura. Grupos pró-armas disseram que o projeto de lei não vai longe o suficiente porque não permite que os proprietários de armas carreguem suas armas abertamente em público. Eles disseram que, sem essa disposição, o projeto de lei não contempla o que eles consideram um “porte constitucional” – uma frase usada por apoiadores que acreditam que o Second Amendment dá aos proprietários de armas o direito de porte sem qualquer permissão adicional.

Atualmente, a Flórida exige uma verificação extra de antecedentes, impressões digitais e treinamento com armas de fogo. As pessoas desqualificadas para o porte de armas ainda seriam proibidas de fazê-lo pela lei estadual. A presidente do Senado, Kathleen Passidomo, expressou apoio ao projeto de lei, mas disse que não é a favor de ir mais longe e permitir o porte aberto após ouvir o feedback dos xerifes da Flórida. Bob Gualtieri, presidente do Comitê Legislativo da Associação dos Xerifes da Flórida, disse que o grupo não tem uma posição formal sobre o porte aberto, mas compartilhou com Passidomo que ele e a maioria dos xerifes que ele conhece se opõem ao porte aberto, segundo publicou o Miami Herald.

No ano fiscal de 2021-22, mais de 8 mil pessoas que solicitaram licenças de porte oculto foram negadas como inelegíveis, embora os dados do Department of Agriculture and Consumer Services não digam o motivo. Também na quinta-feira (9), um tribunal federal de apelações confirmou a constitucionalidade de uma lei de armas de 2018 na Flórida que proíbe menores de 21 anos de comprar armas de fogo.

The post Projeto de lei que permitiria porte de arma sem permissão avança em Tallahassee (FL) appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA