Recorde histórico: EUA tem 47 milhões de imigrantes vivendo dentro de suas fronteiras, alerta relatório

A população total de estrangeiros atingiu um recorde de 47 milhões em abril, de acordo com um novo relatório de meus colegas Steven Camarota e Karen Ziegler. Embora esse seja o maior número já registrado, e o número total de imigrantes seja importante por si só, o simples fato de um número recorde talvez seja a descoberta menos interessante do relatório; afinal, uma população crescente de qualquer tipo estabelece um novo recorde a cada ano.

Mas o ritmo desse crescimento é notável. O relatório, baseado na Pesquisa de População Atual mensal do Census Bureau, observou que o número de 47 milhões é meia vez mais do que em 2000. Voltando ainda mais, o tamanho total da população nascida no exterior dobrou desde 1990, triplicou desde 1980, e quintuplicou desde 1970. (A população total dos EUA cresceu apenas cerca de metade desde 1970.)

Além do mais, o crescimento está acelerando. Esse número total de nascidos no exterior (pessoas que vivem aqui que não eram cidadãos dos EUA no nascimento – legal e ilegal, cidadão naturalizado, green-card, H-1B, o que for) cresceu 2 milhões apenas desde que Joe Biden foi inaugurado em janeiro do ano passado. E dois terços desse aumento sob Biden são estrangeiros ilegais (1,35 milhão), o que não deve surpreender, considerando a dissolução contínua da fronteira . (O Census Bureau e o Bureau of Labor Statistics afirmam que os imigrantes ilegais estão incluídos em seus dados de pesquisa, embora alguns sejam esquecidos.)

Number of Illegal Immigrants in U.S. May Be on Rise Again, Estimates Say - The New York Times

Além do tamanho da população nascida no exterior, a porcentagem também importa. Os nascidos no exterior agora representam um em cada sete residentes nos EUA (14,3%) – a porcentagem mais alta desde 1910. Em 1990, eles eram cerca de um em cada 13 (7,9%) residentes nos EUA. Os números estão crescendo tão rápido que, se as tendências atuais continuarem, a parcela da população nascida no exterior chegará a cerca de 15% até o final do próximo verão, maior do que em qualquer momento nos 246 anos de história do país. Embora até a imigração ilegal seja uma escolha política – o que estamos dispostos a fazer para fazer cumprir a lei? — três quartos dos imigrantes são legais. Isso significa que esta é uma escolha de política; a imigração é apenas mais um programa federal, como subsídios agrícolas ou a Força Aérea, não um fato da vida ao qual temos que nos acomodar, como as marés ou o clima.

Considerando esse rápido crescimento em números e a porcentagem recorde que se aproxima, você pensaria que os legisladores gostariam de considerar os impactos nas escolas, sistemas de saúde, programas de assistência social, infraestrutura física, mercado de trabalho, qualidade de vida etc. Talvez ainda mais importante, onde está o líder nacional que ainda pergunta quantas pessoas podemos assimilar com sucesso? A última grande onda de imigração, das décadas de 1870 a 1920, foi encerrada quando a imigração foi bastante restringida pela legislação, contribuindo enormemente para a assimilação bem-sucedida daqueles que já estavam aqui. Esta, ainda mais do que o desastre na fronteira, é a questão mais premente na política de imigração.

Fonte: Brazilian Press