Republicanos intensificam agitação anti-imigração após eleições de meio de mandato

Em sua primeira viagem fora de Washington DC após as eleições de meio de mandato, o líder republicano da Câmara, Kevin McCarthy, liderou uma delegação de legisladores republicanos à fronteira EUA-México em El Paso, Texas, na terça-feira para exigir a renúncia do secretário de Segurança Interna Alejandro Mayorkas e ameaçar para acusá-lo pelo suposto “colapso” da segurança nas fronteiras.

Os republicanos conquistaram o controle da Câmara dos Representantes por uma margem estreita na votação de 8 de novembro e McCarthy pretende se tornar presidente da Câmara quando o novo Congresso se reunir em 3 de janeiro. Com sua visita à fronteira, ele procurou enfatizar a intenção do Partido Republicano para usar seu controle da câmara baixa do Congresso para escalar sua agitação fascista contra os imigrantes.

Ele foi encorajado pela pressa do governo Biden e do Partido Democrata para conciliar com a propaganda pogromista dos republicanos e intensificar sua própria onda recorde de prisões, expulsões e deportações. Em uma coletiva de imprensa durante sua visita à fronteira, McCarthy disse sobre Mayorkas: “Suas ações produziram a maior onda de imigração ilegal registrada na história. É por isso que hoje estou pedindo a renúncia do secretário. “Ele não pode e não deve permanecer nessa posição. Se o secretário Mayorkas não renunciar, os republicanos da Câmara investigarão cada ordem, cada ação e cada falha para determinar se podemos iniciar um inquérito de impeachment”.

Kevin McCarthy calls on DHS Secretary Alejandro Mayorkas to resign | The Texas Tribune

Depois de se encontrar com políticos locais e agentes da patrulha de fronteira, McCarthy teria dito à Fox News que se fosse eleito presidente da Câmara, ele realizaria audiências do Congresso na fronteira. A fronteira EUA-México testemunhou um aumento nas travessias sem documentos desde o início de 2021. De acordo com dados do governo, a polícia de fronteira dos EUA registrou mais de 2,3 milhões de encontros com migrantes no último ano fiscal, um aumento significativo em relação aos 1,7 milhão registrados em 2021.

As tendências atuais indicam que os esforços dos trabalhadores empobrecidos e oprimidos que fogem de países devastados pelo imperialismo americano e buscam asilo nos EUA – o que os políticos capitalistas e a mídia chamam de “a crise da fronteira” – não diminuirão no ano fiscal de 2023, com mais de 230.000 encontros com migrantes em outubro – o maior número para outubro nos últimos anos. Os republicanos falam rotineiramente de uma “invasão” na fronteira sul. Em uma audiência no Senado na semana passada, Mayorkas limitou sua resposta à isca republicana para apontar para a crise mais ampla de refugiados em todo o Hemisfério Ocidental. “Todo o hemisfério está sofrendo uma crise migratória”, disse ele. “Estamos vendo um movimento sem precedentes de pessoas de um país para outro. Não se restringe à fronteira sul.”

Kevin McCarthy calls on DHS Secretary Alejandro Mayorkas to resign | The Texas Tribune

A Casa Branca respondeu aos violentos ataques do Partido Republicano aos imigrantes aceitando implicitamente a premissa de uma “invasão” por elementos criminosos. Ele criticou os republicanos por não apresentarem um plano para lidar com a crise. “McCarthy não tem planos. O Partido Republicano não tem plano. Eles não fazem nada além de acrobacias políticas”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, na terça-feira. Os democratas responderam com covardia e duplicidade semelhantes quando o governador do Texas, Greg Abbott, começou a enviar ônibus cheios de migrantes para a cidade de Nova York e Washington DC durante o verão e, anteriormente, quando Abbott autorizou a polícia estadual a deportar requerentes de asilo pela fronteira, violando a autoridade federal sobre questões de imigração. Os republicanos denunciam o governo Biden por reverter as políticas de fronteira da era Trump, como “Permanecer no México”, que efetivamente negava o direito legal de asilo ao impedir que refugiados solicitassem asilo nos EUA e forçá-los a permanecer em campos miseráveis ​​no México enquanto aguarda a resolução de sua reclamação.

Mas Biden não foi menos implacável ao destruir os direitos de asilo, usando o Título 42, uma provisão emergencial de saúde pública implementada por Trump para usar a pandemia do COVID-19 como pretexto para suspender os pedidos de asilo para expulsar sumariamente refugiados que buscam asilo sem nem mesmo as armadilhas do processo legal. . A Casa Branca anunciou recentemente cooperação com as autoridades mexicanas na deportação de cidadãos venezuelanos, bem como no estabelecimento de mais postos de controle ao longo da fronteira sul do México.

Border Patrol agents are 'working to sabotage the Biden administration', according to insiders | The Independent

Na segunda-feira, 15 estados – todos controlados pelos republicanos, exceto a Virgínia – entraram com uma ação para atrasar a implementação de uma ordem judicial recente que suspende o Título 42. O próprio governo Biden pediu e obteve um adiamento até 21 de dezembro e está considerando seu próprio recurso. da decisão que suspende a disposição anti-migrante. Sob Biden, os agentes de fronteira interceptaram migrantes quase 2,4 milhões de vezes na fronteira sul no ano fiscal de 2022, que terminou em 30 de setembro. Desse número, o maior total anual de todos os tempos, cerca de 40% foram sumariamente expulsos.

Fonte: Brazilian Press