Residente do Condado de Sussex, NJ, tem doença rara transmitida por mosquito

Um homem do condado de Sussex, 60 anos, testou positivo para uma rara doença transmitida por mosquitos após apresentar sintomas no mês passado, informou o Departamento de Saúde de New Jersey na quarta-feira.

O homem testou positivo para o vírus Jamestown Canyon ou JCV, depois de desenvolver febre e sintomas neurológicos no mês de maio, tornando-o o primeiro caso de uma doença transmitida por mosquito no estado este ano e apenas o segundo caso humano de JCV relatado em New Jersey. O primeiro caso foi em 2015 e também no condado de Sussex.

O vírus Jamestown Canyon é encontrado na América do Norte principalmente entre veados e mosquitos, mas também pode infectar humanos, pois é transmitido pela picada de um mosquito infectado. Os casos humanos aumentaram nos últimos anos, à medida que o reconhecimento desse vírus e os testes para ele aumentaram.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (ou CDC), “A maioria das infecções pelo vírus Jamestown Canyon ocorrem de abril a setembro. O vírus é encontrado em grande parte dos Estados Unidos. Mas Minnesota e Wisconsin relataram mais da metade de todos os casos. O recente aumento nos casos relatados provavelmente reflete o aumento da conscientização e das evidências, mas também pode ser devido a um aumento na incidência da doença”.

O vírus é relativamente raro, com apenas 145 casos relatados em todo o país nos últimos 10 anos.

A maioria dos casos de JCV ocorre entre o final da primavera e meados do outono, de acordo com o CDC, com febre, dor de cabeça e fadiga como os sintomas mais comuns. Em geral, as doenças causadas pelo JCV são leves. No entanto, foram relatadas doenças moderadas a graves do sistema nervoso central que requerem hospitalização, incluindo infecções com risco de vida, incluindo infecção encefalite ou meningite. Além disso, não existem vacinas para prevenir ou medicamentos para tratar a infecção pelo vírus Jamestown Canyon, e o tratamento é focado em cuidados de suporte.

“Se você ou alguém que você conhece apresentar sintomas semelhantes aos da gripe, como febre e dor de cabeça, entre em contato com seu médico e informe se você suspeita de um mosquito ou doença transmitida por carrapatos”, disse Persichilli.

Além do JCV, os habitantes de New Jersey também correm o risco de contrair outras doenças transmitidas por mosquitos, como o vírus do Nilo Ocidental e a encefalite equina oriental, que geralmente ocorrem no verão e no início do outono. Por causa dessas doenças, o Departamento de Proteção Ambiental do estado e o Departamento de Saúde trabalham juntos para controlar a população de mosquitos e limitar o potencial desses riscos à saúde.

Os residentes do estado podem ajudar a reduzir esses riscos tomando certas medidas, incluindo a remoção de água estagnada, verificação de vasos de flores, alimentos para animais de estimação e pratos de água, banheiras de pássaros, tampas de piscinas e outros locais que contenham água. Eliminar a água parada reduz significativamente a população de mosquitos e, por sua vez, o risco de picadas de mosquitos e as doenças que eles podem transmitir.

Fonte: Brazilian Press