Restaurante de NY inspirado em Che Guevara e Fidel Castro chega com polêmica em Miami

Instalado em Manhattan (NY) desde 1998, o restaurante Café Habana se prepara para abrir uma filial na Brickell, em Miami, na primavera. Mas antes mesmo de abrir as portas para o público, o estabelecimento especializado nas culinárias do México e Cuba se envolveu em uma polêmica com a comunidade cubana que vive na cidade da Flórida. O conflito estava na descrição publicada no website do Café, que dizia que o restaurante foi “inspirado no ponto de encontro na Cidade do México, onde a lenda diz que Che Guevara e Fidel Castro planejaram a Revolução Cubana”. O texto foi removido do website, mas não antes que dezenas de expatriados do regime Castro que vivem em Miami reagissem. “Fiquei chocado que eles tiveram a audácia de vir para Miami”, disse ao The New York Times, Josue Alvarez, 31, filho de cubanos que deixaram a ilha em 1980. Alvarez foi o responsável por printar a tela de descrição e publicar no TikTok. “Não traga m***@ de New York para Miami”, falou ele no vídeo que já alcançou milhões de visualizações. “Ele não tem o direito de se apropriar da nossa cultura para seu próprio benefício e nos prejudicar”, comentou a usuária da rede social, Lillian May.  

O diretor do Instituto de Pesquisas sobre Cuba da Florida University, Jorge Duany,  falou que o alvoroço entre imigrantes da ilha quando sempre que a temática do comunismo é abordada não o surpreende.  “Muitos cubanos que vivem em Miami hoje, e seus descendentes, culpam Fidel por estarem aqui. O nível de ódio, para um grande número deles, é bastante intenso”, declarou.

Apesar da repercussão, o restaurante mantém a previsão de abertura nos próximos meses. O dono da rede, Sean Meenan, que é dos EUA e não descende de cubanos, não quis comentar a polêmica, apesar das inúmeras tentativas da imprensa em contactá-lo.  Outro cubano ouvido pelo The New York Times, José Manuel Palli, 70, disse não se incomodar. “Não vejo problema nenhum, eles [cubanos em Miami] estão lutando uma batalha que já perderam há muito tempo. Irei lá tomar um café”, afirmou. 

Fonte: AcheiUSA