Senado aprova projeto de lei que protege casamento entre pessoas do mesmo sexo

O Senado dos Estados Unidos aprovou na terça-feira (29) um projeto de lei que protege o reconhecimento federal do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Chamada “Respect for Marriage Act”, a medida ocorre em resposta à preocupação de que a Suprema Corte americana pudesse anular uma decisão de 2015 que legalizou esse tipo de união em todo o país.

Em uma votação bipartidária histórica, o projeto de lei foi apoiado por 49 membros democratas e 12 republicanos, totalizando 61 votos a favor e 36 contra. A Câmara agora precisará aprovar a legislação antes de enviá-la à mesa do presidente Joe Biden para ser sancionada. A expectativa é da Câmara aprovar o projeto antes do final do ano – possivelmente já na próxima semana.

“Ao aprovar este projeto de lei, o Senado está enviando uma mensagem que todo americano precisa ouvir: não importa quem você é ou quem você ama, você também merece dignidade e tratamento igual sob a lei”, declarou o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer.

Em junho, a Suprema Corte anulou o direito nacional ao aborto, desfazendo 50 anos de precedentes. Na ocasião, o juiz da Suprema Corte Clarence Thomas escreveu que o tribunal poderia considerar reverter outras decisões que protegem as liberdades individuais, incluindo a decisão de 2015 sobre o casamento gay.

Cerca de 568 mil casais homossexuais casados ​​vivem nos Estados Unidos, de acordo com o U.S. Census Bureau.

Fonte: AcheiUSA