Sul da Flórida gasta milhões para limpar algas das praias e manter os turistas

Palgasor mais um verão, turistas e residentes do sul da Flórida estão se deparando com praias invadidas por algas marinhas.

Isso tem alarmado as autoridades locais, que temem que isso possa afetar sua lucrativa indústria do turismo, que depende em grande parte de suas praias ensolaradas e imaculadas.

Embora essas algas (Sargassum Seaweed) não sejam necessariamente tóxicas para os seres humanos, é um incômodo gigantesco para os 16 milhões de turistas que visitam a cada ano – e que gastam quase US $ 30 bilhões. E as autoridades de turismo estão se perguntando: os turistas ainda virão se não puderem visitar as praias?

“Bem, é um desafio e vamos ter que lidar com isso”, disse o prefeito de Miami Beach, Dan Gelber. “Somos Miami Beach, por isso é importante para nossos residentes e para os visitantes que nós cuidemos disso, e nós vamos”.

As autoridades do condado de Miami-Dade podem agora ter que pagar milhões de dólares por ano em custos de limpeza de praias para tentar salvar a indústria do turismo. Em junho, oficiais do condado fizeram uma apresentação estimando que a remoção das algas custaria de US $ 35 a US $ 45 milhões por ano.

Desde o final da semana passada, as equipes de limpeza no sul da Flórida estão atacando as áreas da praia com o maior acúmulo de algas Sargassum. Eles estão usando caminhões basculantes e escavadeiras para recolher tudo e retirá-lo da areia. De acordo com funcionários do Condado de Miami-Dade, as equipes chegam de manhã cedo e terminam por volta das 10:30 da manhã antes de os visitantes chegarem à praia.

Naquela momento, South Beach parece uma zona de construção, com escavadeiras ao redor da costa, fazendo seu trabalho ao lado de turistas e moradores entrando na água. O Departamento de Parques, Recreação e Espaços Abertos do Condado de Miami-Dade disse que está removendo as algas marinhas e transportando-as para um aterro sanitário.
A alga geralmente recolhe lixo das praias, moscas e tudo mais que sair do mar.

Problema se alastra para outros estados

Os cientistas dizem que esta questão está em andamento desde 2011, e eles dizem que estamos no auge do problema agora. Além da Flórida, algas estão cobrindo praias em três outros estados: Texas, Louisiana e Carolina do Sul, além de países como o México e Barbados.

Cientistas marinhos disseram que a alga não é prejudicial, mas é bastante desagradável.

“Esta não é uma alga tóxica, mas quando há grandes quantidades dela, cheira mal. Grandes estacas podres podem emitir um gás chamado sulfeto de hidrogênio que pode realmente ser irritante e um pouco tóxico para os seres humanos “, disse James Douglass, um cientista marinho da Florida Gulf Coast University.

Cientistas atribuem a culpa a coisas como poluição, aumento da temperatura dos oceanos, desmatamento da Amazônia, aumento da agricultura e uso de fertilizantes.

“Temos muitos nutrientes descendo o rio Amazonas por causa do desflorestamento. Isso está causando o florescimento das algas sargassum, e está chegando ao Caribe. Então a corrente do Golfo traz para cá, com ventos soprando em terra, e agora nós temos essa bagunça “, disse Steve Leatherman, professor de estudos ambientais da Universidade Internacional da Flórida que se chama, também conhecido como “Dr. Beach”.

Vida marinha

Além do incômodo, isso também está prejudicando a vida selvagem. Segundo ele, tartarugas ficam presas debaixo das algas e não conseguem sair, morrendo assim afogadas. “A vida marinha e também os peixes estão morrendo porque absorvem o oxigênio enquanto a alga apodrece. Não há oxigênio e os peixes morrem”, disse “Dr. Beach”.
Pesquisadores dizem que as algas podem estar aqui para ficar.

“O futuro é que teremos muito mais sargassum como nunca tivemos antes. Nós sempre tivemos alguns nesta praia … mas agora, com essa quantidade enorme, temos que colocar pessoas com equipamentos pesados ou temos que encontrar uma maneira de impedir que as algas venham para cá”, disse ele.

Uma coisa que a maioria das pessoas pode concordar: moradores e turistas que visitam Miami Beach esperam ver sua bela praia limpa novamente – o mais rápido possível. Com informações da Fox News.

O post Sul da Flórida gasta milhões para limpar algas das praias e manter os turistas apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News