Trabalhadores imigrantes enfrentam roubo de salários e condições inseguras ao reconstruir a Flórida

A ira do furacão Ian mal havia diminuído na Flórida quando anúncios de diaristas começaram a aparecer nos telefones de Nova York por meio de plataformas online como Telegram e WhatsApp. As mensagens em espanhol pareciam ter como alvo imigrantes recém-chegados e requerentes de asilo que estavam desesperados por trabalho e não tinham mais a quem recorrer.

Defensores dizem que estão preocupados que os imigrantes estejam se tornando alvos de negócios ávidos por explorar as pessoas por trabalho duro e baixos salários. “Isso parece e cheira a tráfico humano”, disse Ariadna Phillips, organizadora da comunidade de Nova York da South Bronx Mutual Aid.

“Eles os recrutam com essas fotos muito chamativas, dizendo: ‘Você vai ganhar muito dinheiro’ e ‘Vamos dar a você este ótimo apartamento para morar’”, acrescentou Phillips. Mas quando os trabalhadores chegam, é uma história diferente. Menos de duas semanas depois que o furacão Ian atingiu a Flórida e devastou dezenas de comunidades, Phillips disse que já ouviu falar de vários trabalhadores cujos salários foram reduzidos para pagar seu quarto e alimentação. Eles disseram a ela que isso não fazia parte do acordo com a empresa.

Algumas das pessoas que foram recrutadas estavam nos Estados Unidos há apenas uma semana, disse ela. “Eu digo a eles para ficarem em Nova York porque é onde eles estarão mais seguros”, disse Phillips. “Somos uma cidade santuário, e a Flórida já estava tentando enviar pessoas para Martha’s Vineyard.” O governador Ron DeSantis voou com dois aviões de imigrantes para o rico enclave de Massachusetts no mês passado como parte de um esforço para “transportar imigrantes ilegais para destinos santuários”, disse seu diretor de comunicações, Taryn Fenske, em um comunicado na época.

Na terça-feira, DeSantis disse em uma entrevista coletiva que três das quatro pessoas presas na semana passada por “saquear” comunidades após o furacão Ian eram imigrantes ilegais que deveriam ser imediatamente deportados. “Eles não deveriam estar aqui”, disse ele. Seu escritório não retornou um pedido de comentário. Na sexta-feira, DeSantis incentivou as empresas de detritos da Flórida a contratar localmente.

“Muitos moradores da Flórida no sudoeste da Flórida tiveram seus negócios e meios de subsistência afetados pela tempestade e estão procurando trabalho – o setor privado pode ajudá-los a se reerguer contratando localmente para o período de recuperação, o que apoiará a economia local por pelo menos menos nos próximos seis meses”, disse ele em um comunicado. Especialistas dizem que os imigrantes são muito mais propensos a serem vítimas de exploração laboral ou sofrerem uma devastação econômica desproporcional após um desastre natural.

Fonte: Brazilian Press