Trapezista brasileiro é atração no Universoul Circus em NJ

Foto23 Webert Silva Trapezista brasileiro é atração no Universoul Circus em NJ
Webert Silva representa a 3ª geração de uma família de artistas circenses no Brasil

Webert Silva é natural de Fortaleza (CE) e é oriundo de uma família circense

Durante quarta-feira (3) e 14 de agosto, o público brasileiro terá a oportunidade de ver e curtir ao vivo o talento e versatilidade do trapezista Webert Silva, de 28 anos, natural de Fortaleza (CE). O brasileiro faz parte da trupe que se apresenta no Universoul Circus que será montado durante a temporada no Weequahic Park, em Newark.

Webert representa a 3ª geração de uma família de artistas circenses no Brasil. Ele é filho do também trapezista Wellington, conhecido artisticamente como “Super Silva”, que atualmente atua em um circo na China. Anteriormente, Wellington atuou entre 2007 e 2011 no Universoul Circus nos EUA. A mãe de Webert já se aposentou dos picadeiros, mas o avô continua atuando como palhaço, após passar a juventude como trapezista. Com passagem prévia por diversos circos espalhados pelo mundo, Webert relatou à equipe de reportagem do BV que está entusiasmado pela possibilidade de se apresentar para um grande número de brasileiros nos EUA. Um irmão de Silva também atua no mundo circense, mas a irmã casou e afastou-se dos picadeiros.

“Dizem que aqui há muitos brasileiros que moram aqui (em Newark), portanto, espero vê-los lá no espetáculo”, relatou Silva, que já se apresentou nas cidades de Atlanta e Reagan (GA). “Vai ser emocionante. Quando a gente está lá em cima, não dá tempo para pensar em nada. A dedicação tem que ser total”.

Devido aos movimentos mirabolantes realizados no alto do trapézio, sem rede de segurança, Webert recebeu informalmente das crianças o apelido de “Super-Homem”, em alusão ao personagem das histórias em quadrinhos. Entretanto, ele prefere ser conhecido pelo nome de batismo: “Webert”.

“Pode até ser se as crianças me criarem um novo apelido eu vá gostar”, disse ele, demonstrando carinho pelo público infantil. “As crianças associam o malabarismo ao Homem-Aranha”.

Ao longo de 25 anos de existência, mais de 25 milhões de pessoas assistiram aos mais de 14 mil espetáculos realizados pelo Universoul Circus. Trata-se de um circo criado em 1994 por Cedric Walker, um afro-americano que teve a visão de criar uma companhia formada por grande porcentagem de minorias sociais. Ele começou a procurar pessoas de todo o mundo com talentos diversos. A companhia tem artistas de pelo menos 24 países diferentes ao redor do mundo. O circo está sediado em Atlanta, na Geórgia. O recrutamento, treinamento e produção começaram em 1993. A primeira apresentação ocorreu em 1994, no estacionamento do Atlanta Fulton County Stadium. A primeira temporada foi relativamente difícil. Em 1997, a turnê do circo cresceu para 10 cidades, 19 cidades em 1999, 31 cidades em 2000 e 32 cidades em 2005. Uma turnê na África do Sul, o primeiro destino internacional, foi concluída em 2001.

Após a temporada de 2 anos nos Estados Unidos, Silva atuará durante 1 ano em um circo na China. Durante a entrevista, ele citou o contraste entre os incentivos que as companhias circenses recebem no Brasil com relação ao exterior. Esse contraste faz com que muitos profissionais brasileiros busquem trabalho e reconhecimento profissional em outros países.

O Weequahic Park fica localizado na esquina da avenidas Elizabeth e Meeker, em Newark. Ingressos: www.universoulcircus.com e www.ticketmaster.com

Fonte: Brazilian Voice