Trump anuncia que insistirá na eliminação do DACA após Suprema Corte o legalizar

O presidente Donald Trump disse na sexta-feira que renovará seus esforços para acabar com as proteções legais para centenas de milhares de jovens imigrantes que foram trazidos para os Estados Unidos quando crianças depois que a Suprema Corte rejeitou sua primeira tentativa.

Trump criticou a decisão do tribunal de que seu governo agiu de forma inadequada, anulando o programa conhecido como DACA em 2017. O chefe do tribunal, John Roberts, juntou-se aos quatro membros progressistas em uma votação de 5 a 4 na quinta-feira. Por meio de uma ordem executiva, Trump ainda poderia eliminar o direito de 650.000 jovens imigrantes de viver e trabalhar legalmente no país. E, na ausência de uma resposta legislativa no Congresso, a incerteza continua para muitos imigrantes que não viveram fora dos Estados Unidos.

“O Supremo Tribunal nos pediu para reintroduzir documentos no DACA, que não perdemos nem vencemos. Eles apenas chutaram a bola como em um jogo de futebol (onde eu gostaria que todos ficassem em homenagem à nossa honrosa Bandeira Nacional). Vamos apresentar novamente os documentos em breve ”, twittou o presidente. Ken Cuccinelli, chefe interino do Serviço de Cidadania e Imigração, disse sexta-feira que o governo estava começando de novo. “Temos que mudar o mais rápido possível para colocar opções diante do presidente”, disse ele ao programa rapidamente “Fox & Friends”.

“Isso deixa em aberto a solução apropriada mencionada pelo Supremo Tribunal e é para o Congresso fazer o seu trabalho”, afirmou. Cuccinelli disse que o senador democrata Dick Durbin fez alguns comentários positivos nessa direção na quinta-feira, fazendo o governo pensar que uma conversa construtiva com o Congresso é possível. Mas especialistas dizem que não há tempo suficiente para cancelar o programa de oito anos antes das eleições de novembro e duvidam que o governo tente, porque o DACA é popular entre os eleitores.

O tweet de Trump na sexta-feira foi menos beligerante do que um na quinta-feira, no qual ele criticou a decisão da Suprema Corte. “Essas decisões horríveis e politicamente cobradas que saem da Suprema Corte são explosões de espingarda nos rostos de pessoas que se orgulham de serem republicanas e conservadoras”. O presidente aparentemente estava se referindo à DACA e a uma decisão anterior nesta semana.

Fonte: Brazilian Press