Trump é acusado de instruir advogado a mentir para o Congresso

Trump é acusado de instruir advogado a mentir para o CongressoO presidente Donald Trump está sendo acusado de ter instruído seu então advogado pessoal a mentir para o Congresso dos Estados Unidos em 2017 para esconder seus negócios com a Rússia. A acusação veio de uma reportagem publicada na sexta-feira (18) pelo site BuzzFeed.

De acordo com o BuzzFeed, que ouviu fontes anônimas das forças de segurança federais, o promotor especial Robert Mueller, chefe do Departamento de Justiça dos EUA, conseguiu provas, em e-mails e mensagens de texto, de que Trump orientou Michael Cohen a mentir, e que o próprio Mueller teria confirmado isso.

Na noite desta sexta-feira, o escritório de Mueller se pronunciou sobre a reportagem. Ele disse que a história publicada pelo BuzzFeed “não é precisa”.

Segundo a matéria, Trump disse a Michael Cohen para mentir na audiência sobre as negociações para construir uma Trump Tower em Moscou durante a campanha presidencial de 2016.

Em novembro do ano passado, Cohen admitiuque mentiu sobre o momento das negociações. Ele afirmou ao Congresso que as negociações teriam terminado em janeiro de 2016, sendo que na realidade continuaram até junho daquele ano, quando Trump já tinha conquistado a maioria de delegados para se tornar o candidato do Partido Republicano.

Após saber da declaração de culpa de Cohen, Trump afirmou a repórteres que seu ex-advogado estava mentindo à Justiça.

Segundo a reportagem do BuzzFeed, Trump apoiou o plano de Cohen de visitar a Rússia durante a campanha para realizar uma reunião com o presidente Vladimir Putin e iniciar as negociações sobre a construção do prédio em Moscou.

A viagem nunca se concretizou e, durante a campanha, Trump negou novamente qualquer negociação com a Rússia.

O advogado de Trump e ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, disse que as acusações são falsas.

A oposição democrata reagiu, prometendo investigar a acusação.

“A acusação de que o presidente dos Estados Unidos poderia ter estimulado perjúrio ante nossa comissão para limitar a investigação e esconder seus negócios com a Rússia é uma das mais sérias até agora”, tuitou o parlamentar Adam Schiff, que preside o comitê de Inteligência na Câmara dos Representantes.

Condenação

Cohen, que era o braço direito do presidente na Organização Trump, se declarou culpado no ano passadopor violar as leis de financiamento de campanha, providenciando pagamento a duas mulheres que afirmavam ter laços amorosos com Trump para mantê-las em silêncio.

O advogado de 52 anos, de Nova York, foi condenado a três anos de prisão por múltiplos crimes, incluindo evasão fiscal e contribuições ilegais de campanha.

Sua transferência para a prisão foi adiada enquanto ajudava nas investigações sobre o possível conluio da equipe de campanha de Trump com a Rússia.

Em 7 de fevereiro, ele deverá testemunhar ante o Comitê de Supervisão da Câmara dos Deputados sobre seu trabalho com Trump. Com informações do G1.

Relacionada:

Ex-advogado admite crime eleitoral e complica situação de Trump

O post Trump é acusado de instruir advogado a mentir para o Congresso apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News