Advogado brasileiro Flávio Von Boekel atende a comunidade brasileira e americana em New Jersey

Boekel é um advogado formado e licenciado nos Estados Unidos, nascido na zona norte e criado da…

Boekel é um advogado formado e licenciado nos Estados Unidos, nascido na zona norte e criado da zona sul do Rio de Janeiro, porém há muito tempo naturalizado americano e radicado nos Estados Unidos.

Ele formou-se em Estudos Culturais pela SUNY College e em Lei na Michigan State Law School. (College of Law). Ele atua nas áreas matrimonial (divórcios) e Imigração, desde 2011. Fundou sua própria firma em Agosto de 2012 em Newark, NJ e em 2017 transferiu sua firma para um edifício luxuoso em East Hanover NJ com estacionamento grátis, cafeteria, salas de conferência, para melhor servir à comunidade brasileira e portuguesa, assim como a clientela norte-americana.

Dr. Flavio Van Boekel já ganhou vários prêmios únicos pra advogados americanos como o prêmio Super Lawyers em 2017, 2018, e 2019 consecutivamente. Como profissional, é conhecido pela sua maneira direta e objetiva de falar e não dá falsas esperanças onde não há um caso. Porém, também é conhecido como advogado de trial e bem litigioso capaz de ganhar casos complexos como por exemplo casos de divórcio super litigiosos, violência doméstica, e casos de Imigração.

O advogado Flavio Van Boekel.

Ele exerceu cargos no governo de Michigan como assessor da Governadora Jennifer Granholm (D) em 2009 e serviu também no Comitê de Ética dos Advogados de Michigan. 

Flávio, qual sua origem no Brasil, estado, cidade, e há quanto tempo você vive  Estados Unidos?

Nasci na cidade zona norte do Rio de Janeiro, RJ, e vivo desde 1995 nos Estados Unidos.

Qual foi o seu percurso nos EUA até se instalar em New Jersey? 

Morei em Queens onde fiz High School, meu GED. Em Buffalo, NY, onde estudei e consegui meu Bacharelado, Em Michigan onde fui para Law School e me formei. Morei em Manhattan quando me casei e depois fui para New Jersey devido ao meu trabalho e minha segunda esposa. Passei alguns apertos quando aqui cheguei, creio que vários imigrantes passaram pelo mesmo, eu não fui diferente nesse sentido. Trabalhei em empregos dos quais não gostava, porém precisava sobreviver.

Como foi para você esta mudança de país, foi uma coisa planejada ou aconteceu na sua vida.

Foi planejada desde que tinha meus 12 anos de idade. Eu não fazia o perfil do carioca típico: não gostava de carnaval e também de futebol. Minha praia era estudar. Porém nenhum estudo pode preparar você 100% para a realidade.  Então aprendi a realidade aprendendo.  Hoje em dia o imigrante tem mais fontes na internet para se preparar mais. Na minha época não tinha isso, era aprender ou não aprender. Eu creio que aprendi.

Fala um pouco como foi seu processo de adaptação?

Adaptei-me muito bem tanto que hoje sou advogado e esse percurso foi relativamente rápido. Eu já falava Inglês quando vim e isso foi muito importante. Também já havia estudado no Brasil no Colégio Pedro II e tinha o ginásio. E também adorava o jeitinho Americano e odiava o jeitinho brasileiro. Eu cresci ouvindo música Americana e estudando os valores dos Estados Unidos.

O que você mais gosta do lado profissional e pessoal morando aqui nos EUA?

Do lado professional, eu adoro escrever. O advogado sempre escreve bastante. E também tem que estudar bastante. No meu lado pessoal, eu gosto de morar aqui nos Estados Unidos porque sou cidadão Americano e amo os Estados Unidos.  Acho que os Estados Unidos têm valores diferentes de qualquer outro pais do mundo. Isso vem do puritanismo (honestidade) e nacionalismo que nasceu durante a Guerra da independência contra a coroa Britânica. Para quem quer saber o contraste do pensamento latino Americano com o Americano leia John Stuart Mill.

Por gentileza, fale um pouco do seu trabalho e do seu  envolvimento com a comunidade Brasileira como profissional.

Trabalho para a comunidade brasileira desde 2012 ajudando em casos de imigração, família, e criminal. Esses são os tipos de caso que a comunidade brasileira precisa mais. Eu atendia em Newark de Agosto 2012 a 2017 e agora tenho escritório novo em East Hanover NJ; tenho clientes brasileiros em vários estados dos EUA, inclusive MA, CT, NY, TX, e FL, porem estou localizado em NJ. 

Uma das experiências inesquecíveis que você já viveu aqui?

Foi ter sobrevivido os ataques de 11 de Setembro de 2001, não foi um prazer, porém certamente foi um dia triste e inesquecível.

Uma referência importante na sua vida? 

Minha mãe. Tinha valores de honestidade, família, e me deu amor da maneira que ela podia. 

Do Brasil, quais são as lembranças melhores? 

Acho que as praias e a comida. Porem hoje eu tenho a comida em Newark ou NYC e as praias do Caribe são ótimas também.

Cite três coisas que ainda estão na sua lista de desejos? 

Participar mais ativamente no processo politico, atingir uma prominência ou cargo mais elevado na área jurídica, e escrever um livro. 

Qual é o seu mantra Flávio?

Trabalhe naquilo que gosta e nunca vai trabalhar nenhum dia. Não sei se isso e um mantra.

Você tem planos de viver novamente no Brasil?

Não. Mas nunca se sabe o dia de amanhã.  

Uma pergunta que gosto de fazer para encerrar a entrevista: como você gostaria de ser lembrado no futuro? 

Lembrado pelas coisas boas que fiz e vidas que pude ajudar, e por ter sido um homem que na maior parte da vida sempre fez a coisa certa. 

Fonte: Redação Braziliantimes

Fonte: Brazilian Times