TRANSTORNOS ALIMENTARES EM MEIO À PANDEMIA (COVID-19)

As mudanças emocionais advindas do estresse das circunstâncias atuais se refletem no…

As mudanças emocionais advindas do estresse das circunstâncias atuais se refletem no comportamento alimentar. Variam desde comer excessivamente através do aumento da frequência da alimentação ou ter compulsão alimentar até impor restrição calórica severa.

O estresse desempenha um efeito poderoso sobre o apetite. E o que é ingerido durante o isolamento devido à Covid-19 pode ajudar ou piorar seu manejo.

Sabemos que o estresse crônico, independentemente da pandemia, está associado a uma maior preferência por alimentos ricos em energia, com alto teor de açúcar e gordura.

Um experimento da Universidade Yale, nos Estados Unidos, descobriu que sob ameaça (estresse), até gafanhotos que em geral se alimentam de proteínas vegetais como gramíneas, passam a comer mais plantas açucaradas. Ou seja, tanto para os insetos como para nós seres humanos, o açúcar significa combustível rápido para alimentar o corpo.

Preocupado ou assustado, o indivíduo procura açúcar, carboidrato e gordura para suprir a energia. Fica mais fácil entender por que muitas pessoas preferem pizza, batata frita e chocolate na quarentena, esses alimentos funcionam também como uma espécie de tranquilizante natural.

Mas o que parece uma solução no curto prazo se transforma em problema no longo prazo. Esse ciclo alimentar que busca conforto para o estresse na comida de pior qualidade abre caminho a desafios físicos e emocionais. Aumenta o risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, ao mesmo tempo que favorece crises de ansiedade e depressão.

Quanto maior o uso da glicose pelo corpo em reação ao estresse, mais intenso será o apetite após a situação estressora. E o ciclo se perpetua. O abuso frequente nas calorias também acaba em mais armazenamento de gordura e danos ao organismo. Sem contar os “pneuzinhos” ou “dobrinhas” que tanto abalam a autoestima (outra fonte de estresse).

A pandemia pelo coronavírus é perigosa do ponto de vista da saúde física e mental porque coloca muitos indivíduos em situação de alarme ativo 24 horas por dia. E o corpo humano não foi projetado para viver em estresse crônico, nem para usar os alimentos como conforto.

Para interromper esse círculo vicioso, é imprescindível encontrar atividades que controlem a tensão e aqui me refiro a exercícios físicos feitos em casa, meditação e cuidar do cardápio.

Flavianny Marques

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção! Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

Fonte: Brazilian Times