Apesar de Biden prometer ajudar imigrantes, aumenta número de prisões

O número de detidos na fronteira com o México é mais do que o dobro do que era no final de fevereiro, quase 27.000 pessoas em 22 de julho, de acordo com os dados mais recentes do ICE.

Isso supera os 22.000 detidos em julho passado sob o então presidente Donald Trump, embora permaneça bem abaixo do recorde de agosto de 2019, quando havia mais de 55.000 detidos, de acordo com dados do ICE.

O aumento nas prisões é doloroso para os aliados pró-imigração do presidente, Joe Biden, que esperava que ele mudasse a estratégia dura de seu antecessor. Biden prometeu em sua campanha acabar com a “prolongada” detenção e internação de imigrantes em prisões privadas, que abrigam a maioria dos detidos pelo ICE.

Em maio, o governo Biden cancelou contratos com dois polêmicos centros de detenção do ICE, um na Geórgia e um em Massachusetts, uma medida elogiada por ativistas que estavam confiantes de que poderia ser o início de uma campanha mais ampla.

Mas nenhuma outra instalação perdeu seu contrato com o ICE, e Biden propôs financiar 32.500 leitos de detenção de migrantes em seu orçamento, uma ligeira redução dos 34.000 financiados por Trump.

O orçamento de Biden reduz o número de locais de detenção do ICE e transforma alguns dos recursos para processar liberações de liberdade condicional e outras alternativas, de acordo com um porta-voz da Casa Branca.

O secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, disse em uma recente aparição perante o Congresso que está “preocupado com o uso excessivo de detenção” e prometeu continuar revisando os centros de problemas.

O número crescente de requerentes de asilo detidos por longos períodos é um dos dados mais preocupantes, disse Heidi Altman, diretora de políticas do Centro Nacional para Justiça Imigrante.

O número de detidos que passaram pelo primeiro filtro no processo de asilo aumentou de cerca de 1.700 em abril para 3.400 no final de julho, o que os torna aproximadamente 13% de todos os detidos, de acordo com os últimos dados do ICE.

de Funcionários do ICE se recusaram a comentar.

Um porta-voz da agência disse que, em geral, o ICE está empenhado em garantir que os detidos estejam em um ambiente limpo, seguro e protegido, recebam cuidados médicos adequados e obtenham respostas por escrito às suas reclamações e preocupações.

Os oponentes da imigração acreditam que mais preocupante do que o aumento nas prisões é a aparente retirada do ICE de algumas cidades e vilas.

No mês passado, mais de 80% dos detidos haviam sido capturados por agentes da Patrulha de Fronteira e menos de 20% por agentes do ICE, de acordo com dados da agência. Em julho do ano passado, sob Trump, 40% foram detidos pela Patrulha de Fronteira e 60% pelo ICE.

Enquanto isso, detidos e ativistas pedem o fechamento dos centros de detenção em troca do monitoramento de migrantes em liberdade condicional com aparelhos de GPS e outras medidas.

Vários detidos do ICE na prisão de Bergen County, em New Jersey, entraram com uma queixa administrativa no mês passado junto ao escritório de direitos civis da Segurança Interna, pedindo uma investigação sobre as alegações de saneamento deficiente e negligência médica durante a pandemia.

Os detidos do ICE no Plymouth County Correctional Facility, em Massachusetts, também enviaram uma carta aos seus defensores em junho, detalhando questões como as restrições de visitação.

Fonte: Brazilian Press