Atenção: De acordo com nova lei, indocumentado não pode voar de ou para a Flórida

Imigrantes indocumentados que desejam viajar de avião sem documento de identificação válido correm “um alto risco”, segundo especialistas. Depois que o SB 1718 entrou em vigor, muitos imigrantes indocumentados que desejam viajar por terra ou ar para outros estados estão com medo.

Diante disso, John Pratt, advogado de imigração, explicou que “se você estiver em um processo de asilo, em um processo TPS ou se tiver uma petição familiar [recomenda-se] que você carregue seus documentos de imigração, mas se você estiver indocumentado, é sempre um risco. Seja a nível de conduzir agora na Flórida ou nos aeroportos, porque sempre tem o risco que lhe peçam o status migratório e não pode comprovar isso” devido ao fato de que as leis federais de imigração, as pessoas devem comprovar que estão legalmente no país.

As agências de viagens têm recebido inúmeras consultas sobre a possibilidade de viajar de avião devido à nova lei de imigração da Flórida, segundo informações. Flor Martínez, da Queen Travels, disse que “como agências, [SB 1718] nos impactou porque tínhamos clientes que viajavam, mas com essa nova lei eles sentem medo de poder fazer uma viagem”. Em pelo menos 20 estados, os indocumentados têm acesso a carteiras de habilitação que servem como identificação para viajar. No entanto, aqueles emitidos em Connecticut, Delaware, Havaí, Rhode Island e Vermont não são permitidos na Flórida e, embora a Califórnia não esteja incluída na lista, parece que o SB 1718 será aplicado sem exceção.

Grady Judd, o xerife de Polk, comentou em uma entrevista coletiva que, embora “a Califórnia dê carteiras de motorista para imigrantes indocumentados, [eles] não podem dirigir na Flórida de qualquer maneira”. Jay Robert “JB” Pritzker, governador de Illinois, recentemente assinou o Projeto de Lei 3882 para permitir que imigrantes indocumentados em Illinois obtenham carteiras de motorista padrão que podem ser usadas para se identificar. Esta lei entrará em vigor em 1º de julho de 2024. Sobre isso, Pratt disse que “o que o estado de Illinois fez de propósito e o governador disse que qualquer pessoa tem a mesma licença que eu tenho, então o estado de Illinois decidiu não diferenciar entre as diferentes licenças”.

Fonte: Brazilian Press