Bernie Sanders deixa primárias na disputa presidencial de 2020

Bernie Sanders e Joe Biden Bernie Sanders deixa primárias na disputa presidencial de 2020
Sanders (esq.) perdeu sua grande liderança quando o Partido Democrata se uniu rapidamente contra ele, no início de março, para impulsionar a campanha de Biden (dir.)

O Senador de Vermont disse que permanecerá nas urnas nos demais estados primários para pressionar sua agenda ideológica na Convenção Nacional Democrata

Na quarta-feira (8), o Senador Bernie Sanders desistiu da disputa democrata, abrindo caminho para Joe Biden ser declarado oficialmente o candidato do Partido Democrata. Dirigindo-se a simpatizantes em uma transmissão ao vivo, o socialista democrata auto-descrito de 78 anos disse que a decisão de suspender sua campanha presidencial foi “difícil e dolorosa”, mas ele entendeu que não havia caminho a seguir.

Ainda assim, ele disse que permanecerá nas urnas nos demais estados primários para pressionar sua agenda ideológica na Convenção Nacional  Democrata. O pronunciamento ocorre depois que o ex-vice-presidente derrotou o oponente independente de Vermont em 3 disputas primárias. Também ocorre quando o país enfrenta a pandemia de coronavírus e os pedidos crescentes de adiamento das primárias para evitar grandes reuniões sociais, especialmente quando ainda não há certeza sobre a vitória de Sanders.

Em março, Biden derrotou Sanders na Flórida, Illinois e Arizona e detém uma grande liderança de delegados, 1.217 para o 914 de Sanders. Um candidato precisa acumular 1.991 delegados para ser indicado na Convenção Nacional Democrática de julho.

A campanha do senador quase terminou quando ele sofreu um ataque cardíaco durante a campanha em outubro. Sanders, porém, permaneceu na disputa e se tornou o vencedor depois de uma série de vitórias acirradas nos estados de Iowa, New Hampshire e Nevada.
No entanto, Sanders perdeu sua grande liderança quando o Partido Democrata se uniu rapidamente contra ele, no início de março, para impulsionar a campanha de Biden.
Biden, 77 anos, fez um discurso aos apoiadores de Sanders transmitido ao vivo no mês passado, depois de criticar o senador de Vermont na última rodada de primárias, prevendo o destino de sua campanha inicial.

“O Senador Sanders e eu podemos discordar de táticas, mas compartilhamos a visão comum da necessidade de fornecer assistência médica acessível a todos os americanos, reduzir a desigualdade de renda que aumentou drasticamente, para enfrentar a ameaça existencial de nosso tempo, as mudanças climáticas”, afirmou ele.

“O Senador Sanders e seus apoiadores trouxeram uma notável paixão e tenacidade à todas essas questões. Juntos, eles mudaram a conversa fundamental neste país ”, acrescentou Biden. “Então, deixe-me dizer, especialmente aos jovens eleitores que foram inspirados pelo Senador Sanders: Eu ouvi vocês. Eu sei o que está em jogo. Eu sei o que temos que fazer”.

Fonte: Brazilian Voice