Embaixada dos EUA pede que cidadãos americanos no Brasil retornem aos EUA

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil postou, no final da noite desta terça-feira, 24, um aviso para que todos os norte-americanos que estão ou vivem no território brasileiro voltem ao EUA o mais rápido possível.

Itamaraty cria grupo para prestar apoio a brasileiros no exterior

Os EUA já haviam solicitado aos seus cidadãos no exterior que voltassem ao país por causa da pandemia por coronavírus. Mas nesta terça, a embaixada dos EUA no Brasil reforçou o pedido e mostrou as opções de voos disponível do Brasil para os EUA.

Algumas horas antes de a embaixada dos EUA no Brasil listar as opções de saída via aérea do território brasileiro, o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento pela TV no qual disse que as escolas podem voltar a funcionar, assim como parte do comércio, uma vez que a população jovem não corre o risco e que o vírus não é isso tudo como vem sido divulgado.

Tal discurso contraria o que vem recomendando a Organização Mundial de Saúde, especialistas e autoridades sanitárias do país e do mundo inteiro como forma de evitar que o novo coronavírus se espalhe, Bolsonaro criticou em rede nacional de televisão, o pedido para que todas aqueles que possam fiquem em casa. O Ministério da Saúde informou que não vai se posicionar sobre o pronunciamento do presidente.

Governador da Flórida exige auto quarentena para viajantes vindos de NY, NJ e CT

Leia a nota:

De acordo com o Aviso de Saúde Global de Nível Quatro do Departamento de Estado, os cidadãos dos EUA que vivem nos Estados Unidos devem providenciar retorno imediato para os Estados Unidos, a menos que estejam preparados para permanecer no exterior por um período indeterminado.

A Embaixada dos EUA em Brasília gostaria de informar aos cidadãos dos EUA no Brasil que opções de voos comerciais permanecem disponíveis com saída do Brasil para os Estados Unidos, porém esperamos que esse número diminua. Os cidadãos dos EUA que desejam retornar aos Estados Unidos devem fazê-lo o mais rápido possível pois a situação de viagem está mudando muito rapidamente e a disponibilidade de voos está sujeita a alterações. Os horários de voos domésticos no Brasil também estão sendo reduzidos significativamente, e os cidadãos dos EUA que atualmente estão fora dos portões internacionais identificados abaixo também devem monitorar sua capacidade de obter um voo de conexão, consultando o site do aeroporto mais próximo.

Desde o dia 17 de março, a embaixada dos EUA e todos os consulados americanos no Brasil cancelaram, por tempo indeterminado, entrevistas rotineiras de visto de imigrante e não imigrante. A medida é por tempo indeterminado.

Serviços de rotina não relacionados a segurança, como a renovação de passaportes sem viagens iminentes, não estão sendo agendadas. A embaixada fornece somente serviços de emergência para os cidadãos norte-americanos no Brasil.

Os EUA registraram até a terça 44.183 casos de Covid-19 e ao menos 544 mortes, segundo o balanço mais recente do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Ao menos 13 estados instauraram medidas de distanciamento social para conter o avanço do novo coronavírus, cerca de 45% da população americana já seria afetada, segundo a rede de notícias CNN.

A coordenadora da Casa Branca à resposta ao coronavírus, Debbie Birx, disse que um novo protocolo foi instaurado para pessoas que visitaram a região metropolitana de Nova York. Viajantes que passaram pela região mais afetada pelo surto no país deverão se isolar por 14 dias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta terça que está vendo “aceleração muito grande” em número de casos de coronavírus nos Estados Unidos, o que representa potencial para o país se tornar o novo epicentro da epidemia.

Leia a nota na íntegra no site da embaixada aqui.

O post Embaixada dos EUA pede que cidadãos americanos no Brasil retornem aos EUA apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News