Morre ativista que ajudou a desmascarar João de Deus, Sabrina Bittencourt

A ativista social e uma das mulheres que ajudou a desmascarar abusos sexuais de João de Deus e Prem Baba, Sabrina Bittencourt, 38, cometeu suicídio no final de sábado, 2, em Barcelona, na Espanha. A notícia foi confirmada neste domingo, 3, por familiares na página da ativista no Facebook e pelo grupo que ela ajudava a conduzir Vítimas Unidas.

“Marielle me uno a ti. Eu fiz o que pude, até onde pude. Meu amor será eterno por todos vocês. Perdão por não aguentar, meus filhos.”, diz parte de sua última mensagem na rede social.

Gabriel Baum, filho de Sabrina, escreveu sobre a morte da mãe e confirmou a notícia. “Ela deu o último passo pra gente poder viver. Eles mataram minha mãe”, postou, depois de confirmar que Sabrina havia se matado em um comentário no mesmo post. Fontes próximas à ativista também confirmaram a morte de Bittencourt à Marie Claire, na manhã deste domingo, 03.

Ainda no sábado, horas antes, a ativista teria comentado sobre a prisão de Sandro Teixeira, filho de João de Deus, e confirmado ao Gazeta News as ameaças sofridas e tentativa de “compra” das testemunhas. “É um esquema grande. Além de pedras preciosas, eles também ofereciam casas do programa Minha Casa, Minha Vida, em Goiás”, disse.

Como investigava e denunciava por anos diversos esquemas, inclusive de tráfico de bebês do Brasil para o exterior, a ativista apontou que fez o que pode e deixou documentos e provas com a justiça.

Em sua mensagem de despedida, Sabrina explica todo o seu trabalho e cita ainda João de Deus, a ministra Damares, e religiosos. “Prem Baba, Gê Marques, Ananda Joy, Edir Macedo, Marcos Feliciano, DeRose Pai, DeRose filho, todos os padres, pastores, bispos, budistas, espíritas, hindús, umbandistas, mórmons, batistas, metodistas, judeus, mulçumanos, sufis, taoístas, meus familiares, Marcelo Gayger, Jorge Berenguer, eu desconheço a sua infância e a sua criação pelo mundo, mas sei no meu íntimo que TODO MENINO NASCEU PURO e foi abusado, corrompido, machucado, moldado, castrado, calado, forçado a fazer coisas que não queria, até se converter talvez, cada um à sua maneira, em tiranos manipuladores (em maior ou menor grau) que ao não controlar os próprios impulsos, tentam controlar a quem consideram mais frágil e assim praticam estupros, pedofilia, adicções diversas… Eu sei, eu sinto, eu vi. Mas ainda assim, preferi SEMPRE ficar do lado mais frágil nesta breve existência: mulheres, crianças, idosos, jovens, povos originários, afrodescendentes, refugiados, ciganos, imigrantes, migrantes, pessoas com deficiência, gays, pobres, lascados, fudidos, rebeldes e incompreendidos…”, escreveu.

Justiça vai investigar denúncias de tráfico de crianças em caso de João de Deus

Antes de cometer suicídio, a ativista e Doutora Honoris Causa por seu trabalho humanitário pela UCEM – Universidad del Centro, no México, escreveu post em sua conta no Facebook em que fala sobre sua vida e a luta pelas mulheres e minorias. Sabrina, que morava em Barcelona, deixa três filhos.

Bittencourt conseguiu encorajar e reunir mulheres para relatarem os abusos sofridos em sessões com João de Deus. Ela é uma das criadoras do “movimento” Coame, sigla para Combate ao Abuso no Meio Espiritual, plataforma que concentra denúncias de violações sexuais cometidas por padres, pastores, gurus e congêneres. Sabrina ajudou, principalmente, as vítimas de abuso sexual de João de Deus, investigando as acusações junto com o grupo Vítimas Unidas e a imprensa. Sabrina também auxiliou a filha do próprio médium, Dalva Teixeira, na denúncia contra o pai por abuso.

Filho de João de Deus é preso por tentativa de “compra” de testemunhas em Goiás

Quem é Sabrina Bittencourt

Ativista social pelos Direitos Humanos, Sabrina Bittencourt atua como voluntária na defesa de grupos vulneráveis há 20 anos. Sobre o seu passado também como vítima de abusos, Sabrina contou em entrevista à revista Marie Claire no ano passado que foi abusada desde os 4 anos por integrantes da igreja frequentada pela família, que era mórmon. Aos 16, ficou grávida de um dos estupradores e abortou.
Por isso, ela decidiu dedicar a vida a militar por vítimas de abuso e a desmascarar líderes religiosos, dentre eles, o João de Deus, preso em dezembro.

Após a prisão do médium, Sabrina escreveu sobre a luta dos ativistas. “Justiça social, na minha visão, é quando o movimento dos ativistas sociais, que são nascentes, se transforma num rio potente cheio de pessoas que podem ser pedras no meio do caminho, gravetos ou lindos peixes… e então juntos, chegamos ao mar da diversidade.
Quando chegamos ao mar, não somos mais – nenhum de nós – o que éramos quando começamos a viagem… Os ativistas temos por princípio, loucura ou carga genética, a visão do todo para o todo. Sabemos que no campo vazio das possibilidades, tudo pode acontecer! E temos a confiança praticamente de uma criança de 4 anos, de entregar nossas vidas nas mãos de desconhecidos que também são outras nascentes…
Eu entrego minha confiança absoluta para o coletivo. Agradeço e deixo fluir.
Nada será em vão.
SOMOS IMPARÁVEIS!”.

Veja o vídeo em que a ativista denuncia esquema de tráfico de bebês envolvendo o médium João de Deus.

O post Morre ativista que ajudou a desmascarar João de Deus, Sabrina Bittencourt apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News