Noticia – Brasil fortalece relação com Estados Unidos e reforça importante setor

Gilson Machado Neto, diretor-presidente da Embratur, acompanha assinatura entre o presidente Jair Bolsonaro e governos dos EUA. Neto acredita que a medida é positiva para o turismo brasileiro

O diretor-presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur, Gilson Machado Neto, acompanhou a reunião do presidente Jair Bolsonaro que cumpre agenda nos Estados Unidos. Os governos dos dois países assinaram um acordo bilateral de defesa, que busca “melhorar ou fornecer novas capacidades militares”. O acordo foi assinado entre o presidente do Brasil e o almirante Craig Faller, comandante do Comando Sul americano, que dirige e supervisiona as operações militares das Forças Armadas dos Estados Unidos no Caribe, na América Central e do Sul.

Para o presidente da Embratur, “este é um momento inédito”. Esta é a primeira vez que um representante brasileiro visita a unidade militar norte-americana. “O nosso país, que acaba de registrar queda no número de violências, será beneficiado com esta assinatura. O governo brasileiro mostra que está empenhado em aperfeiçoar este que é um importante setor para áreas diversas, especialmente o turismo”, afirmou Gilson Machado.

Segundo o Planalto, o acordo poderá ampliar a formalização de pactos no setor de defesa, reduzindo processos burocráticos no comércio de produtos do segmento entre Brasil e EUA.

A missão da comitiva brasileira, comandada pelo presidente Jair Bolsonaro, nos Estados Unidos, continua até a próxima terça-feira. O presidente da Embratur e demais representantes do governo estão no país com foco na ampliação das relações comerciais e de defesa. A escolha pela Flórida não foi à toa. O comércio bilateral entre o estado e o Brasil, em 2019, chegou a US$ 8,5 bilhões (quase R$ 40 bilhões).

Encontro com brasileiros

A comitiva brasileira se encontrou em um restaurante com apoiadores, entre eles, o ex-piloto de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi. O presidente da Embratur aproveitou para solicitar apoio de Fittipaldi para divulgação do Brasil, principalmente por meio de suas redes sociais. “Devido ao grande reconhecimento internacional de Emerson Fittipaldi e por serem canais de tão rápida e fácil comunicação”, disse Gilson Machado.

Fonte: Embratur