Noticia – Novo recorde mundial da pesca esportiva é batido no Brasil com o maior Olho de Boi já registrado

A Pesca Esportiva no Brasil teve um dia a ser comemorado nesta quarta-feira (10/6). Em Itacimirim da Serra (BA) foi batido um novo recorde mundial, quando o pescador Mestre Macal fisgou o maior Olho de Boi (Amberjack, em inglês) já registrado, com 82 Kg. Residente de Maragogi (AL), Mestre Macal superou o antigo recorde de pesca do Olho de Boi, que era do japonês Tadashi Yamanaka, com um Olho de Boi de 74 Kg pescado em 2015, em Tokio, no Japão.

Dos cinco peixes esportivos mais importantes do mundo, que são o Marlin, a Cavala, o Olho de Boi, o Dourado e o Agulhão de Vela, o Brasil agora possui dois recordes mundiais: o Marlin, de 636 Kg pescado em 1986 por Paulo Amorim, no Espírito Santo, e o recém pescado Olho de Boi do Mestre Macal, pescado na Bahia.

Para o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, o Brasil tem um potencial hídrico incrível e grande potencial para o fomento do turismo de pesca. “Várias espécies de peixes só existem no Brasil e a pesca esportiva é um dos esportes mais praticados do mundo, superando inclusive o futebol, pois é praticado por crianças, idosos, mulheres e homens. Temos a maior ictiofauna do mundo de peixes de água doce, como também peixes de água salgada de uma diversidade sem fim nos mais de 8 mil quilômetros de costa da nossa Amazônia Azul”, salienta Gilson.

Para que novos recordes sejam batidos no Brasil e para que o turismo de pesca traga ainda mais turistas internacionais, Gilson reconhece o esforço do governo federal para chamar a atenção para esta modalidade esportiva. “No governo do presidente Jair Bolsonaro a pesca esportiva está recebendo a devida atenção. O próprio presidente é um entusiasta, um ecoturista, um pescador esportivo e sempre está atento aos pleitos nesses temas, preocupado em desburocratização e geração de emprego, renda e satisfação à população brasileira”, reconhece o presidente da Embratur, recém transformada em Agência Brasileira de Promoção do Turismo Internacional.

Fonte: Embratur