OMS declara emergência de saúde global pelo novo coronavírus

A rapidez com que tem se espalhado tem preocupado autoridades. Foto: ONU \Jing Zhang.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira, 30, que os casos do novo coronavírus 2019 n-CoV são uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

Até então, são 7.818 casos confirmados pelo mundo, sendo 7.736 na China. São 170 mortes devido à infecção.

Coronavírus: número de mortos sobe na China e EUA confirmam mais casos

“Devemos lembrar que são pessoas, não números. Mais importante do que a declaração de uma emergência de saúde pública são as recomendações do comitê para impedir a propagação do vírus”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Segundo Adhanom, a ação visa evitar a expansão da doença, considerando que não se sabe como países com menos condições financeiras vão lidar com casos do vírus.

Com a declaração, os países podem então decidir se fecham as fronteiras, cancelam voos, fazem escaneamento de passageiros que chegam aos aeroportos ou se tomam outras medidas.

Segundo o diretor da OMS, não há necessidade de medidas adicionais que restrinjam movimentação e comércio internacional.

Casos de transmissão local sem ser na China

A decisão foi tomada depois do aparecimento de casos de infecções em pessoas que não viajaram para a China, como nos EUA, na Alemanha e no Japão.

Antes da declaração da OMS, ainda nesta quinta-feira, 30, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) confirmaram o registro do primeiro caso de transmissão interna do novo coronavírus nos Estados Unidos.

De acordo com o CDC, trata-se de uma pessoa que conviveu com uma mulher de Chicago que tinha viajado para Wuhan, na província de Hubei, na China. A maioria das mortes e pessoas infectadas está nesta região, epicentro do surto. O caso registrado nos EUA não é o primeiro do tipo no mundo.

Coronavírus se espalha rapidamente e China suspende viagens ao exterior

Até o momento, a OMS havia usado a denominação “emergência de saúde pública de interesse internacional” apenas em casos raros de epidemias que exigem uma vigorosa resposta internacional, como a gripe suína H1N1 (2009), a polio (2014), o zika vírus (2016) e a febre ebola, que devastou parte da população da África Ocidental de 2014 a 2016 e ainda atinge a República democrática do Congo desde 2018.

A OMS também divulgou o nome oficial da doença causada pelo novo coronavírus: “Doença Respiratória de 2019-nCoV”.

No Brasil, o Ministério da Saúde informou que o protocolo não deverá mudar após a declaração de emergência da OMS e o órgão já está com um planejamento de contingência.

“Só quando tivermos um primeiro caso confirmado é que declararemos emergência de saúde pública no Brasil. Junto à OMS nós verificamos e analisamos as condutas, se temos que mudar ou adaptar de acordo com a OMS”, disse Oliveira.

O Brasil continua com 9 casos suspeitos do novo coronavírus 2019 n-CoV e em seis estados. De acordo com a pasta, houve 43 notificações ao todo, e nenhum caso provável ou confirmado. Os dados são referentes ao período de 18 a 30 de janeiro de 2020. Nesta quinta-feira, outros dois casos suspeitos foram divulgados em São Paulo. Porém, o Ministério ainda não os contabilizou. Com informações do G1 e Reuters.

O post OMS declara emergência de saúde global pelo novo coronavírus apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News