Prefeito de Miami fala em suspensão de voos do Brasil

Pelo avanço no número de contaminações pelo coronavírus no Brasil, o prefeito de Miami, Francis Suarez, disse que uma suspensão temporária de voos não é descartada.

“Eu disse há um tempo que deveríamos suspender os voos de todos os lugares que têm alta concentração de infectados, e isso inclui os voos que saem de Miami também. Se restringirmos os voos dos lugares com muitos casos de Covid-19, diminuímos as chances de trazer o problema de fora”, disse Suarez, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

“O Brasil é obviamente um dos locais com grande número de infectados. Nosso presidente é próximo ao presidente do Brasil e ao governador De Santis. Não acho que essas sejam discussões ofensivas, mas sim para proteção da saúde.”

Suarez foi um dos que tiveram o teste positivo confirmado para covid-19 após se encontrar com a comitiva presidencial brasileira, que esteve em Miami no início de março. Mais de 20 pessoas que acompanharam o presidente Jair Bolsonaro na Flórida, ou estiveram em reuniões com ele, foram infectados.

Hipótese não descartada

Por causa da pandemia ainda crescente no Brasil, o presidente Donald Trump também falou sobre a ideia em outras três ocasiões recentes e chamou a atenção para o número “muito alto” de mortes. Ele chegou a perguntar, ao receber na Casa Branca o governador Ron De Santis se seria necessário suspender os voos do Brasil.

Voos atuais

Os únicos voos que partem do Brasil para os EUA levam poucos passageiros e trabalham, em sua maioria, para repatriar brasileiros que estão fora do país. Atualmente, há 13 voos, segundo a embaixada dos EUA no Brasil, que operam em quatro rotas entre os dois países.

O único voo com viagens diárias vai para Houston, no Texas. As outras rotas são para a Flórida, mais precisamente Miami, Orlando e Fort Lauderdale.

A Casa Branca, assim como o governador da Flórida, evita fazer críticas à estratégia adotada pelo Brasil, mas há diplomatas brasileiros que admitem, nos bastidores, que a restrição de voos será adotada se o número de casos no Brasil continuar a crescer.

Exportação

A preocupação, no entanto, se estende para além das autoridades foram dos Estados Unidos. Nas últimas semanas, exportadores brasileiros receberam contatos de importadores que desejavam saber se a produção seria mantida em meio à piora da pandemia.

Algumas consultas foram relatadas ao Ministério da Agricultura do Brasil, que tem concentrado as respostas sobre os protocolos de segurança e saúde adotados no País para tranquilizar o mercado externo. Com informações do Estadão. 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Prefeito de Miami fala em suspensão de voos do Brasil apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News