Prisão de militar com drogas em voo da FAB muda rota de Bolsonaro

A prisão de um militar com drogas em voo da Força Aérea Brasileira (FAB) mudou a rota da viagem de Bolsonaro a Osaka – cidade no Japão onde ocorrerá o G-20. O avião com o presidente deveria passar por Sevilha, mas pousou em Portugal antes de seguir para o Japão. Fontes militares confirmaram à TV Globo que a rota mudou por causa da prisão do militar.

Na terça-feira, 25, um militar da Aeronáutica brasileira foi detido no aeroporto de Sevilha, na Espanha, com 39 kg de cocaína em sua bagagem. O Ministério da Defesa e o presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmaram a prisão.

No entanto, o presidente brasileiro em exercício, general Hamilton Mourão, disse que o militar não fazia parte da comitiva do presidente e que as Forças Armadas (FAB) não estão imunes ao tráfico de drogas.

A prisão do segundo-sargento ocorreu quando o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou às 14h (horário local) no aeroporto da capital da região da Andaluzia, de acordo com o jornal espanhol “El País”.

A cocaína estava dividida em 37 pacotes de mais de um quilo. Fontes policiais disseram ao jornal espanhol “El País” que a droga não estava sequer camuflada entre roupas. “Em sua mala, havia apenas drogas”, afirmou uma porta-voz da força policial em Sevilha.

O militar se apresentou ante um tribunal nesta quarta-feira, 26, acusado de cometer delito contra a saúde pública, uma categoria que inclui o tráfico de drogas na Espanha. Ele continua detido em Sevilha.

Em comunicado, o Ministério da Defesa afirma que o caso está sendo investigado e que foi determinada a instauração do Inquérito Policial Militar (IPM).

Em uma rede social, Bolsonaro comentou o caso dizendo que os militares são pessoas formadas “nos mais íntegros princípios da ética e da moralidade” e que “caso seja comprovado o envolvimento do militar nesse crime, o mesmo será julgado e condenado na forma da lei”.

O militar atua como comissário de bordo em voos da FAB que costumam fazer a rota presidencial antes do avião do presidente em viagens longas, e, por isso, fica à disposição do presidente para quando ele pousar no destino.

O post Prisão de militar com drogas em voo da FAB muda rota de Bolsonaro apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News