Câmara de New York dá sinal verde para carteira de motorista para indocumentados

Foi dado mais um passo na direção da aprovação da tão sonhada carteira de motorista para imigrantes indocumentados em New York. Na tarde de quarta-feira (12), Democratas da Câmara de Deputados aprovaram o projeto de lei que concede o benefício. Agora, os deputados pressionam o Senado para fazer o mesmo antes do recesso parlamentar, que começa nesta sexta-feira (14).

O projeto de lei permite que imigrantes sem documentos legais nos EUA deem entrada na carteira de motorista com o passaporte. Caso o Senado aprove, o governador Andrew Cuomo, Democrata e favorável à causa imigratória, já avisou que vai assiná-la.

“Eu espero que nossos colegas do Senado tenham coragem de fazer o que é certo, não o que é popular/ Se os políticos votassem apenas no que fosse popular, os escravos nunca seriam libertados”, ponderou Phil Ramos, deputado do Partido Democrata.

Ele se refere a americanos que vivem ao Norte do Estado de NY que se opõem ao projeto de lei.

A discussão sobre o projeto de lei se estendeu por horas a fio e gerou muita discussão entre os parlamentares do lado favorável e também dos Republicanos que se opõe ao projeto. Eles argumentaram que a segurança pública está em risco.

Caso seja aprovada, a medida garante a carteira de motorista a imigrantes indocumentados, mas com modelo diferente do oficial, ou seja, não será possível embarcar em voos domésticos com o documento.

Um estudo do New York City Comptrolleer estima que mais de 400 mil imigrantes indocumentados vivem hoje no Estado e dariam entrada na carteira de motorista.

Os 12 estados que emitem a carteira de motorista aos imigrantes indocumentados são: Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maryland, Nevada, Novo México, Utah, Vermont e Washington.

Fonte: AcheiUSA