CBP encontra o maior túnel de contrabando na fronteira com o México

Imagem: CBP.

Autoridades do U.S. Customs and Border Protection anunciaram na quarta-feira, 29, a descoberta de um túnel usado por traficantes, o mais longo já encontrado na fronteira sudoeste do país, ligando parte de uma região industrial em Tijuana, no México, a uma zona perto de San Diego, na Califórnia.

Segundo informação da Alfândegas e Proteção de Fronteira, o túnel tinha um sistema de carris, ventilação, cabos e painéis elétricos de alta tensão, um elevador na entrada e um sistema de drenagem.

Força-tarefa da imigração descobre novo túnel na fronteira dos EUA com o México

Com um comprimento de mais de 14 campos de futebol, uma profundidade média de 70 pés (21m) abaixo da superfície, 5,5 pés de altura e 2 pés de largura, segundo os agentes, o túnel surpreendeu as autoridades.

O túnel passa por baixo de alguns centros de estoque em uma área de armazéns industriais de Otay Mesa, em San Diego. Uma ramificação incompleta do túnel que se estendia por 1.090 metros sugere que os contrabandistas haviam ligado um ponto de saída inicial e estavam construindo um outro.

Lance LeNoir, supervisor de operações da Patrulha de Fronteira, disse que eles não esperavam que alguém teria a habilidade e sagacidade para ir tão longe. “Eles continuam a me surpreender”, afirmou.

Não ficou claro quanto tempo levou para construí-lo. Não foram feitas prisões, não foi encontrada droga no local. Centenas de sacos de areia foram descobertos bloqueando uma suposta saída anterior do túnel na área do armazém industrial de Otay Mesa, em San Diego, acrescentou o comunicado. O túnel principal tinha uma ramificação incompleta.

Na verdade, o túnel foi descoberto em agosto. Autoridades mexicanas identificaram sua entrada e investigadores a mapearam, antes de divulgar as descobertas na quarta-feira.

“A sofisticação e a extensão desse túnel específico demonstram os esforços demorados que as organizações criminosas transnacionais empreendem para facilitar o contrabando”, disse Cardell Morant, agente especial encarregado da Homeland Security Investigations em San Diego, em comunicado.

Carteis de drogas

BBC.

Ainda não há suspeita de quem está por trás da construção do túnel. Mas o cartel mexicano de Sinaloa, descrito pelo

governo dos EUA como uma das maiores organizações de narcotráfico do mundo, opera na área. Seu fundador e líder de longa data, Joaquin “El Chapo” Guzman, está cumprindo pena de prisão nos EUA.

Mais de uma dúzia de túneis sofisticados, com trilhos, sistema de ventilação e energia elétrica, foram encontrados na fronteira da Califórnia com o México desde 2016. O segundo maior túnel foi encontrado em San Diego em 2014 tinha

2.966 pés de comprimento, informou o CBP.

Pela lei, os túneis encontrados são fechados com concreto para evitar nova abertura.

Outros pontos de tráfico drogas

Mesmo com o esforço do governo para construir o muro na fronteira para combater a imigração ilegal e o tráfico de drogas, as autoridades dizem que a maioria das drogas é contrabandeada através de portos legais de , escondidos em veículos particulares ou caminhões de transporte, misturados com outros produtos.

O post CBP encontra o maior túnel de contrabando na fronteira com o México apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News