Compulsão por alimentos no fim de tarde? Saiba o por quê!

A maioria das pessoas que me procuram para iniciar a reeducação alimentar, relata o mesmo problema. Muita vontade de comer no final do dia, início da noite. Muitas vezes essa “comilança” se estende até a hora de ir dormir. Infelizmente isso é muito comum e é uma das formas mais eficientes de engordar muito e perder a saúde. Mas por que isso acontece com a maioria das pessoas?

A explicação começa por uma informação que com certeza você já ouviu. A obesidade é uma enfermidade multifatorial, o que quer dizer que muitas coisas podem contribuir para que uma pessoa se torne obesa. O comportamento tem uma influência muito maior do que as pessoas imaginam. Esse comportamento não é apenas na hora de comer ou escolher o alimento. É o comportamento do dia todo. Veja se você se identifica.

– O dia começa com um café puro (ou nem isso), nem precisa mais porque não sente fome e assim já economiza algumas calorias. Começa a trabalhar com toda energia e se envolve tanto no trabalho que nem pensa em se alimentar e na hora do almoço, mais algumas calorias que irá economizar, não é mesmo? Sim, comendo tarde ficará mais tempo consumindo gordura corporal.

CompulsãoÉ isso que está escrito na maioria das postagens sobre jejum intermitente. Vai chegando o fim de tarde e o cansaço é grande, o trabalho continua com o pensamento que falta pouco e logo você poderá estar em sua casa e descansar.

Resumindo, as pessoas passam o dia estressando o corpo e a mente. No final do dia o que seu cérebro irá exigir de você é uma recompensa por tudo isso. E essa recompensa será na forma de coisas muito gostosas para serem ingeridas sem freio, sem limites e muito. Afinal você precisa se agradar, ter prazer, pois passou o dia todo judiando de si mesmo.

Assim, comendo muito no final do dia, no dia seguinte é esperado que não sinta fome pela manhã e tudo se repete. Após algum tempo, a obesidade se instalou e a pessoa continua pensando, “mas eu passo o dia sem comer, como posso engordar?” Engorda porque seu corpo se comporta como se estivesse em privação alimentar, ou seja, guardando o máximo de energia e gastando o mínimo de energia. Simples assim.

Talvez a melhor forma de evitar tudo isso seja se priorizando, se colocando em primeiro lugar. Nenhum trabalho poderá ser bem feito e ter sucesso se for executado por uma pessoa enferma.

O post Compulsão por alimentos no fim de tarde? Saiba o por quê! apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News