DeSantis pede novas leis sobre imigração ilegal à Suprema Corte da Flórida

De olho na campanha presidencial em 2024, Ron DeSantis quer novas leis sobre imigração ilegal. Foto/Divulgação

O relatório do grande júri recomenda a criação de um crime de terceiro grau para pessoa que esconde ou abriga um imigrante sem documentos. Serão investigados o contrabando humano e as políticas da cidade santuário

Da Redação – A pedido do governador Ron, a Suprema Corte da Flórida tem a missão criar novas penalidades criminais para abrigar imigrantes indocumentados no estado. Com isso, um grupo de legisladores passa a investigar o contrabando humano e as chamadas políticas da cidade santuário. A medida ocorre no momento em que DeSantis, crítico dos critérios de imigração de Joe Biden, contempla uma possível candidatura presidencial do Partido Republicano em 2024.

O relatório do grande júri recomenda a criação de um crime de terceiro grau para uma pessoa que esconde ou abriga um imigrante sem documentos, ou protege um imigrante sem documentos da detecção da polícia. Ele também propõe uma acusação de crime de terceiro grau para aqueles que transportam imigrantes indocumentados para ou dentro da Flórida.

O Legislativo da Flórida deve se reunir para sua sessão regular em março e nenhuma legislação formal foi arquivada com base nas recomendações do grande júri. Ainda assim, o parlamento dominado pelos republicanos mostrou disposição para cumprir a agenda política do governador.

O Legislativo da Flórida em 2019 aprovou uma lei que proíbe as chamadas cidades-santuário, mas um juiz federal em setembro de 2021 impediu o estado de aplicá-la. A decisão foi em resposta a um processo movido pela cidade de South Miami e outras organizações contra DeSantis. O estado está recorrendo da decisão.

Fonte: Nossa Gente