Pontuação de crédito: afinal o que é? Como se calcula?

Trump ou BolsonaroEm 1956, o engenheiro Bill Fair se uniu ao matemático Earl Isaac para criar a Fair, Isaac and Company, com o objetivo de criar um sistema padronizado e imparcial de pontuação de crédito. Levou um tempo para os bancos acreditarem neste novo processo de pontuação e por algum tempo eles ganharam muitos “nãos”. Depois de dois anos, eles começaram a vender seu primeiro sistema de pontuação de crédito. A Wells Fargo foi quem acreditou neles primeiro.

O seu relatório de crédito contém seu histórico de crédito, conforme relatado à agência de relatórios de crédito pelos credores que deram crédito a você. As informações no seu relatório de crédito também são usadas para gerar pontuações de crédito, como suas pontuações FICO®.

Seu relatório de crédito lista quais tipos de crédito você usa, o período em que suas contas estão abertas e se você pagou suas contas em dia ou não. Ele informa aos credores quanto crédito você usou e se está buscando novas fontes de crédito. Oferece aos credores uma visão mais ampla do seu histórico de crédito do que outras fontes de dados, como os dados de clientes de um banco.

Um relatório de crédito também inclui informações sobre onde você mora e se foi processado ou preso, ou se pediu falência.

Existem cinco fatores que compõem como essas pontuações são calculadas.

1. Histórico de pagamento (sempre pegue as suas contas em dia e atenção que contas de utilidade doméstica também contam… ou seja se você atrasar na conta do “cable”, telefone ou luz; você pode ser reportado e seu crédito vai diminuir…)

2. Montantes devidos (nunca use mais de 30% do valor do seu limite de crédito, e esta conta você faz no valor total do seu crédito. Por exemplo: se você tem 3 cartões de crédito com um total de $10,000, você não pode usar mais de $3000. Mas pode ser tudo em um cartão só…)

3. Tempo de crédito (quanto mais antigas, melhor. Portanto não feche contas de crédito. Às vezes a gente acha que vale a pena usar conta que não se usa. Não vale! Fica ligado que quanto mais tempo sua conta tem, mais alto reflete na sua pontuação de crédito).

4. Mistura de crédito (tenha contas diferentes: cartões de crédito; hipotecas, carros etc).

5. Novas contas (não abra muitas contas; na verdade o ideal é ter no máximo 3 a 4 cartões de crédito. Ter contas demais só atrapalha e faz com que a sua organização diminua o que por sua vez acaba fazendo você gastar mais do que deveria)…

Crédito é muito importante aqui nos EUA. De maneira que observa a sua pontuação. Monitore o seu crédito anualmente através do site www.annualcreditreport.com. Desta maneira se houver alguma discrepância no seu relatório; você pode ligar ou escrever uma carta diretamente para eles.

Esta pesquisa é completamente gratuita e é um direito do consumidor. Você pode acessar o seu relatório pelo menos uma vez por mês… eles não oferecem o serviço de pontuação, pra isso use seu banco ou cartão de crédito… Use credit Karma só em última instância: eles não são realmente muito certeiros no quesito pontuação.

Uma ótima semana para todos. Muita produtividade e prosperidade para todos!

O post Pontuação de crédito: afinal o que é? Como se calcula? apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News