Em estado vegetativo, paciente é estuprada e dá à luz em clínica no Arizona

Uma paciente internada em estado vegetativo há 14 anos numa clínica na cidade de Phoenix, no Arizona, deu à luz a uma criança no dia 29 de dezembro. O caso está sendo tratado pela polícia como estupro.

O acontecimento pegou de surpresa os funcionários da clínica Hacienda HealthCare, para onde a mulher foi levada depois de quase morrer afogada, segundo informações da emissora KTVK.

Os funcionários negam saber como tudo aconteceu e dizem que ninguém sabia que ela estava grávida.

O caso veio à tona depois de uma denúncia anônima à polícia. A mulher está em estado vegetativo há pelo menos uma década e deu à luz de uma forma que nem médicos ou funcionários souberam explicar.

O Departamento de Saúde do Arizona afirmou que está trabalhando ativamente com a polícia local que trata o caso como estupro e abriu uma investigação.

Uma fonte não identificada disse à emissora local KTVK que os funcionários não sabiam que a mulher estava grávida até pouco antes de ela dar à luz, e uma enfermeira só percebeu que a paciente estava em trabalho de parto quando ela começou a gemer. Segundo a mesma fonte, que é alguém “familiarizado com a situação”, o bebê é saudável.

Uma pessoa é considerada em estado vegetativo quando está acordada, mas sem mostrar nenhum sinal de consciência, de acordo com a Brain Foundation.

Por meio de nota, a Hacienda HealthCare informou que soube do “incidente profundamente perturbador envolvendo a saúde e a segurança de um residente do Hacienda” e quesua equipe está cooperando com a polícia e conduzindo uma revisão interna.

A declaração diz ainda que a instituição não pode comentar sobre uma pessoa ou caso específico, mas que, “como uma organização, a Hacienda HealthCare está totalmente comprometida em obter a verdade de que, para nós, representa um assunto sem precedentes”, disse o comunicado.

A Hacienda HealthCare é uma empresa privada e possui mais de 40 programas de saúde baseados em Phoenix que atendem 2.500 pessoas por ano, de acordo com seu site. A maioria de seus pacientes são bebês, crianças, adolescentes e adultos jovens.

Múltiplas agências governamentais, incluindo a polícia, confirmaram que estão investigando o incidente, mas se recusaram a fornecer detalhes. Com informações da NBC News.

Com o escândalo, o site oficial, bem como a página da clínica no Facebook, não estão em operação.

O post Em estado vegetativo, paciente é estuprada e dá à luz em clínica no Arizona apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News