Estudante brasileiro morre afogado em lago em Connecticut

Foto7 Joshua da Silva Estudante brasileiro morre afogado em lago em Connecticut
Joshua da Silva, de 17 anos, era estudante na Henry Abbott Technical High School em Danbury (CT) (Foto: Facebook)

Joshua da Silva, de 17 anos, nadava na companhia de amigos no Candlewood Lake, em New Milford (CT)

Na segunda-feira (27), o estudante Joshua da Silva, de 17 anos, desapareceu quando nadava com amigos no Candlewood Lake, em New Milford (CT). O corpo do jovem foi encontrado por equipes de resgate na tarde de quarta-feira (29). As informações são do jornal News Times.

Ele era aluno na Henry Abbott Technical High School em Danbury e nadava nas imediações da Dike Point Recreation Area, no feriado do Memorial Day, quando os amigos perceberam que ele havia desaparecido. Várias equipes, incluindo o Departamento de Polícia de New Milford e equipes de resgate submarino de Newtown, iniciaram as buscas durante o dia na segunda-feira (27) e o corpo de Silva foi encontrado e retirado da água na tarde de quarta-feira (29).

Um vizinho descreveu Joshua como inteligente e gentil. “Eu acho que ele iria muito longe na escola, na faculdade”, comentou.

Entes queridos correram à Gerard’s Waters Edge Marina, onde equipes de resgate se concentraram, menos de 1 hora depois que o corpo do jovem foi encontrado, e seguiram as autoridades para o lado do galpão da marina. Quando eles retornaram ao carro, uma mulher e uma jovem pareciam chorar e enxugar lágrimas.

Numa postagem em português no Facebook, antes de o corpo do jovem ter sido encontrado, a mãe dele, Eliane da Silva, escreveu: “Eu estou sentindo tanta dor que mal consigo seguir em frente… O corpo do meu filho está desaparecido”. Então, ela pediu a Deus “devolva-me o corpo dele” para um último abraço.

A mensagem num dos balões em frente à residência em New Milford (CT) dizia: “Simplesmente, dê-me um sinal de que você está bem”.

Silva tinha 2 irmãs mais novas e gostava de jogar basquetebol com os amigos no Young’s Field, relatou uma vizinha, que mora na casa ao lado da família há aproximadamente 6 anos. “Ele passava bastante tempo cuidando das mais jovens quando a mãe dele estava trabalhando”, disse ela.

Eliane da Silva é mãe solteira que administra uma companhia de limpeza, relatou outro vizinho. “Ela trabalha arduamente”, acrescentou.

Joshua estava celebrando o feriado do Memorial Day com amigos na Dike Point Recreation Area. Os adolescentes estavam nadando nas proximidades de Rock Island, onde a profundidade da água é de 20 (6 m) a 30 feet (9 m) de profundidade, informou a polícia.

Cartazes de “não nade” estão espalhados pelo parque, que é propriedade da FirstLight Power Resources. “Os nossos sinceros sentimentos à família da vítima”, disse Len Greene, porta-voz da companhia, que também é dona do Candlewood Lake.

Ainda na segunda-feira, equipes de resgate passaram várias horas procurando o corpo do jovem até o anoitecer e as águas se tornarem escuras demais para a realização de buscas. Tais buscas recomeçaram na terça-feira e tornaram-se “operação para a recuperação de corpo”, com o uso de barcos, cães farejadores nas águas e margens ao sul da Gerard’s Waters Edge Marina.

“Eu gostaria de agradecer todas as equipes de resgate e voluntários em nossa cidade pelo apoio em ajudar no desfecho desse caso para que os familiares possam iniciar o processo de luto”, disse Lawrence Ash, tenente do Departamento de Polícia de New Milford. “Têm sido dias difíceis para muitas pessoas. Nós esperamos que a família possa seguir em frente”, acrescentou.

Desde terça-feira (28), equipes de apoio e aconselhamento foram postas à disposição na Henry Abbott Tech, informou a administração da escola. “Os nossos sinceros sentimentos são para a família”, disse o superintendente Stephen Tracy. “Esta é uma tragédia para todos os envolvidos. Este é um dia triste para New Milford”, acrescentou.

Numa postagem em português, na página dela do Facebook, a mãe do jovem escreveu: “Deus me deu, Deus levou, abençoado seja o nome do Senhor Jesus! A dor mais profunda que eu jamais senti na minha vida, descanse em paz meu filho! Eu sofrerei até o dia da minha morte”.

Fonte: Brazilian Voice