Garota nordestina é aprovada em 6 universidades dos EUA, incluindo o MIT, para cursar astrofísica

Princeton, MIT e outras quatro entre as melhores universidades do mundo. É em uma delas onde a paraibana Ananda Figueiredo, de 17 anos de idade, vai estudar. Ela conquistou aprovação com bolsas de estudo em seis das mais renomadas instituições acadêmicas dos Estados Unidos, para cursar astrofísica.

A estudante é natural da capital paraibana João Pessoa. Pelas excelentes notas, sempre conquistou bolsas de estudo, e há três anos foi aprovada em mais uma seleção. Passou a morar em Orlando, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, onde estudou no Cypress Creek High School, uma escola pública, por meio do programa International Baccalaureate (IB).

Paraibana é aprovada em seis universidades dos Estados Unidos para cursar astrofísica — Foto: Arquivo Pessoal/Ananda Figueiredo

Desde criança Ananda demonstrou ter aptidão com números e, do jardim de sua casa, na Paraíba, observando o céu, viu nascer a paixão pelas estrelas. “Sempre fui apaixonada pelas estrelas, e quando eu era menor meus pais me deram um livro ilustrado de astronomia. Lembro que devorei esse livro e tenho partes decoradas até hoje. Tive um privilégio grande de poder me dedicar às minhas paixões”, comenta.

Além das boas notas, Ananda ganhou olimpíadas de química, física e matemática. Ela também sonhava em ser atriz, inclusive chegou a ser aprovada em escolas artísticas e morou em São Paulo e no Rio de Janeiro para se dedicar à carreira, mas decidiu se aprofundar nos estudos de astronomia, focando na aprovação em grandes instituições de ensino. Ao fim do ensino médio, a estudante obteve o primeiro e excelente resultado: foi selecionada para estudar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), um dos mais renomados do mundo. Mas não parou por aí. Mais cinco instituições norte americanas se dispuseram a tê-la como aluna.

Ananda com os pais, Maria Eduarda e Aníbal Júnior — Foto: Arquivo Pessoal/Ananda Figueiredo

Princeton, MIT, Catholic University Of America (Honors Program), Amherst College, University of Flórida, Flórida Institute of Technology. São seis opções para escolher, e um sonho realizado. “Foi um momento muito emocionante, fantástico. É como olhar pra sua vida inteira e pensar: nossa, eu realmente consegui esse objetivo que trabalhei tanto pra conquistar“, diz Ananda. A mãe de Ananda, Maria Eduarda Figueiredo, conta que sempre fez de tudo para proporcionar as melhores possibilidades de estudo à filha. Apesar das dificuldades culturais e financeiras, com muito esforço a família conseguiu realizar o sonho.

“Era o sonho dela, e a gente que é mãe sonha o sonho dos filhos. Desde que ela começou a ir para a escola, sempre teve esse ‘sonho impossível’. Hoje ela está em um grupo resumidíssimo no mundo todo, e estamos muito felizes, sobretudo pela felicidade dela”, conta a mãe da estudante. Por conta da pandemia do novo coronavírus, Ananda está tendo aulas virtuais, e dedica diariamente 14 horas de estudo, sendo 7 horas para assistir às aulas e as demais para realizar as atividades. O pai da estudante, Aníbal Júnior, com quem ela mora nos Estados Unidos, também demonstra muito orgulho pelas conquistas da filha.

Paraibana é aprovada em seis universidades dos Estados Unidos para cursar Astrofísica — Foto: Arquivo Pessoal/Ananda Figueiredo

“Cada lágrima, cada gota de suor derramada nesse tempo, valeu a pena, porque o sonho [de Ananda] foi realizado. Então se você também tem um sonho assim, acredite”, diz o pai. As propostas das universidades seguem em análise pela estudante, que confessa estar entre o MIT e Princeton. Agora, segundo Ananda, a meta é continuar conquistando o mundo, sempre pensando em obter novos resultados e contribuir para o futuro da ciência. “Tenho muito mais coisas para viver. Pretendo continuar minha carreira fazendo PHD em astrofísica, quero ser professora, pesquisadora… É só o início”, conclui.

Fonte: Brazilian Press