Avião da FAB chega ao Rio de Janeiro com brasileiros e turcos sobreviventes dos terremotos

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcou na base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na segunda-feira (13), com nove brasileiros, sendo quatro deles crianças, e oito turcos, sobreviventes dos terremotos que devastaram a Turquia e a Síria. A operação foi coordenada Itamaraty. Na semana passada, o órgão enviou um avião KC-30 com ajuda humanitária para região, e aproveitou para repatriar os resgatados.

De acordo com a Aeronáutica, entre os nove brasileiros, estava uma mulher, grávida, identificada como Fernanda Lima. Segundo a Agência Brasil, Fernanda contou aos militares da FAB que estava dormindo quando os tremors literalmente a sacudiram da cama.“Quando eu entendi que aquela situação não era habitual, comecei a gritar para meu marido e meu filho acordarem. Então, arranquei o meu filho do berço, dei na mão do meu marido e falei: corre que isso é um terremoto. Salva a vida dele! Me deixa, vai na frente com ele! E foi só o tempo da gente sair de casa. Quando saímos de casa, nós a vimos desabar. Perdemos tudo”, relatou 

O voo de ida saiu com 42 profissionais, incluindo bombeiros, médicos, enfermeiros, agentes de Defesa Civil e seis cães farejadores. Eles trabalharam para identificar brasileiros e prestar apoio humanitário à população que, além das consequências do terremoto, enfrenta um inverno rigoroso, com temperaturas abaixo de zero. O número de mortos passa de 33 mil.

The post Avião da FAB chega ao Rio de Janeiro com brasileiros e turcos sobreviventes dos terremotos appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA